NASA se prepara para lançamento de Rover do tamanho de um carro para Marte

O laboratório mais avançado de robótica mobile que vai investigar uma das áreas mais intrigantes de Marte esta na fase final dos preparativos para ser lançado da base na Florida em 25 de novembro deste ano.

A missão do Laboratório de Ciência em Marte vai levar o Curiosity, um rover com maior capacidade scientífica do que qualquer outro enviado para outro planeta até então.

O rover está agora posicionado em cima de um foguete Atlas V esperando a decolagem na estação espacial de Cape Canaveral.

"Preparativos estão nos trilhos para lançamento em nossa primeira oportunidade" - disse Pete Reisinger, Manager do Laboratório de Ciencia em Marte no Laboratório de propulsão de jatos da NASA localizado em Pasadena, Califórnia, "se o clima ou outros fatores impedirem o lançamento, então teremos novas oportunidades em torno de 18 de dezembro." completa Pete.

 

Com previsão de aterrisar no planeta vermelho em agosto de 2012, o rover de uma tonelada irá examinar a cratera GALE durante uma missão de quase dois anos. Curiosity vai aterrisar perto da base de uma montanha com camadas, com cinco quilômetros de altura dentro da cratera.

O rover vai investigar se condições ambientais em algum momento já foram favoráveis para o desenvolvimento de vida microbiótica e possa ter preservado evidências destas condições.

 

Na base da montanha cientístas suspeitam haver evidências de agua, pois acreditam que o formato de ventilador na formação parece indicar lama ou barro que só pode ter se formado com a presença de água.

"Gale dá uma oportunidade superba para testar multipls ambientes e habitats e o contexto para entender um registro muito extenso de evolução do ambiente do planeta" - Diz John Grotzinger, scientista do projeto para o Laboratório de ciência de Marte no instituto de tecnologia em Pasadena.

 

Curiosity tem o dobro do cumprimento e é cinco vezes mais pesado do que os rovers anteriores Spirit e Oportunity.

O rover vai carregar um grupo de 10 instrumentos científicos, isso significa que terá um peso de 15 vezes o peso dos seus colegas da missão anterior.

Abaixo uma animação demonstrando como será  a experiência:

Mais informações estão disponíveis no web site da NASA