Morcegos Na Europa estão mudando de comportamento devido ao aquecimento global

Cientistas em Portugal constataram que este ano alguns morcegos pularam a hibernação de inverno e que outros pariram cedo.
A suspeita principal é que as temperaturas crescentes estejam tendo efeitos imprevisíveis em morcegos, pássaros e outras espécies selvagens.
Os morcegos que nasceram com antecedência este ano irão possivelmente sofrer com a falta de insetos para se alimentarem.

O desencontro de algumas espécias está sendo estudado pelo Dr Hugo Rebelo da Universidade de Porto. Sua pesquisa envolve estudar o impacto da mudança de clima nas espécies de morcegos no Mediterrâneo.

O que se observava antes é que havia uma sincronização entre os nscimentos dos morcegos com o período de surgir insetos, tenso assim bastante comida para os morcegos alimentarem seus filhotes.
Com os padrões de clima e previsões de tempo caóticas, tendo nenhum inverno nem primavera, tudo está se misturando.

Os morcegos em Portugal são monitorados desde 1980. Os morcegos no inverno costumam hibernar por não haver insetos suficientes.

Durante todos este período, está é a primeira vez que morcegos nasceram cedo disse a Dr Luísa Rodrigues, uma biologista do Instituto de Conservação de Natureza e Florestas em Lisboa.

Ela informou ter visitado 20 cavernas e minas, e isso aconteceu apenas em um delas. Foi uma situação e até mesmo na colônia onde haviam 500 morcegos e encontraram 2 bebês.
Ela disse que são apenas casos isolados, porém é um claro sinal de que se precisar prestar mais atenção e monitorar mais de perto esta situação.

Os cientistas estão confusos, não sabem determinar se estas alterações irão beneficiar os morcegos ou prejudicar eles. Afinal se não conseguirem obter alimentos, irão morrer.

Nas últimas décadas os locais onde morcegos hibernam e se agrupam tiveram um aumento nas temperaturas de até 6 graus.
É importante lembrar que na Europa, alguns morcegos já sentiram o problema como é o caso do Reino Unido.

Apesar de morcegos em áreas tropicais os morcegos não hibernam, sem passarem por problemas, não se pode saber que efeito vai ter esta mudança de comportamento nos morcegos de regiões mais frias.

Fonte da informação: BBC