Molécula Complexa Orgânica encontrada no espaço

Cientistas encontraram a química que resulta em vida no centro da galáxia.

Iso-propyl cyanide foi detectado em uma nuvem de formação de estrelas a 27,000 anos-luz da terra.
Sua ramificação estrutural de carbono é mais similar ás moléculas orgânicas complexas do que qualquer descoberta no espaço.

A descoberta indica que os blocos construtores de vida podem estar espalhados por nossa galáxia.
Encontrar i-propyl cyanide é importante porque esta estrutura pode ser a origem para moléculas mais complexas como os amino ácidos que são necessários para a vida no planeta terra.

Sagittarius B2

Molécula Complexa Orgânica encontrada no espaço.

A molécula foi detectada em uma nuvem de gás gigante chamada Sagittarius B2, uma região ativa de formação de estrelas no centro da Via Láctea.
Durante a formação de estrelas a nuvem aquece grãos microscópicos. Reações químicas na superfície do pó permitem a formação de moléculas como i-propyl cyanide.
As moléculas emitem radiação que foi detectada como ondas de rádio por vinte telescópicos 12m no Atacama Large Milimeter Array no Chile.
Cada molécula produz uma pegada espectral diferenciada na frequência. Então o trabalho se torna medir e comparar os dados com moléculas medidas da mesma forma no laboratório.

Anteriormente foram descobertas moléculas na nuvem Sagittarius B2 que incluem álcool vinyl e formate ethyl, os químicos que dão sabor para ameixas e odor ao rum.

Fonte: BBC