Modificações constantes em sites de redes sociais irritam usuários

Cada rede social possui uma ampla escala de ferramentas que tornam cada serviço algo exclusivo e interessante. Quando os usuários optam em participar de uma nova rede social, seja qual for, um dos fatores que fará o usuário se manter participando e interagindo através da ferramenta é a facilidade de utilização do sistema.
Na verdade acontece todo um processo de adaptação e aprendizado, nosso cérebro interpreta as informações, as opções e ferramentas e desenvolve um reconhecimento fácil  dos aplicativos e opções e começa a explorar o potencial destes aplicativos.
Isso acontece em todos os ambientes web, todos os sites tem esta característica. É só pensar em quanto você sabia na primeira vez que você usou um computador e hoje. Se você é um novo usuário, você está no caminho certo, procurando informações sobre internet e utilização de ferramentas, parabéns!

 

As vezes uma mudança infeliz faz com que se percam oportunidades, justamente porque o usuário já está acostumado com aquela interface, e já tem uma expectativa sobre a interatividade que sua ação vai gerar.

Em casos de grande fluxo de público, é importante fazer testes prévios, e verificar se as pessoas conseguem se adaptar rapidamente ao novo método.  Nem sempre as pessoas conseguem assimilar mudanças, principalmente mudanças inesperadas.

Nisso o Google tem uma grande vantagem, a cada novo lançamento ou atualização de interface, eles primeiro fazem uma propaganda de que vai mudar pra melhor, depois lançam videos mostrando os destaques, e depois, deixam uma galera testar, é quando você pode mudar de interface para a "nova" ou voltar para a "antiga" interface em todos os ambientes do Google isso acontece.
As pessoas então se preparam e se adaptam rapidamente absorvendo os novos conceitos, e depois de um bom tempo, o Google então efetua a mudança de forma definitiva.

Já o Facebook tem, um comportamento diferente, eles simplesmente mudam. O choque é grande para alguns, principalmente quando são mudanças que envolvem mecanismos e ferramentas de utilização constante ou interfaces conhecidas. Quem é desenvolvedor sabe quanto faz a diferença as vezes em uma tela mudar só um botão de lugar. Pode ser a diferença entre vender e não vender.

Por melhor que seja a solução que está sendo implementada aos olhos dos desenvolvedores as vezes é necessário manter também uma forte analise no tipo de resultado que os clientes usuários do site vão observar. Se o usuário nem sabe do que se trata, e simplesmente aparece um elemento "poluindo" a tela sej justificativa, no geral, os usuários vão achar negativo, e depois desta primeira má impressão, os usuário poderão ter mais resistência.

É muito mais elegante se comunicar com o usuário, informar sobre a mudança, as melhorias, as opções e vantagens, fazer algumas demonstrações, e então disponibilizar as novas ferramentas. O usuário instruído terá muito mais chance de absorver a atualização sem dificuldades e frustrações.

Devemos lembrar que o processo de adaptação, e aprendizado de cada ferramenta adicionar implementada em um sistema, seja qual for, precisa ser repassada aos usuários de forma sistemática, para assegurar que o conceito seja entendido primeiro, e depois então, a abordagem pratica de utilização.

Nos últimos meses os sistemas das redes sociais tem apresentado novidades, uma forma de competitividade GEEK, o aplicativo que tem as melhores opções de conectividade e interatividade, porém, se esquecem as vezes do usuário final, que recém estava começando a fazer sentido da ferramenta, e agora, com novas modificações, inicia um novo aprendizado. É sim bastante frustrante, sem dúvidas, e eu entendo.
Veja um vídeo abaixo de um usuário de Facebook super irritado com as modificações que foram efetuadas recentemente.

Não estou dizendo que concordo com o vídeo, apesar de ter alguns pontos fortes, mas, eu não acredito que as opções do Facebook devam ser "democráticas", pois não foi isso que fez do Facebook um sucesso. Pelo contrário, por planejamento e estratégia, que o site conseguiu o resultado que tem hoje. Também não acredito que novas implementações devam ser vistas como ruins, elas precisam ser exploradas primeiro, e muito exploradas, para então se ter uma boa ideia de suas capacidades e limitações. Apenas compartilho o vídeo para demonstrar que existe uma irritabilidade muito grande entre as pessoas por causa da frustração em utilização de determinadas ferramentas, principalmente se são implementadas sem aviso, sem escolha, e sem justificativa.

Quanto mais pessoas entram para a Internet, maior é a responsabilidade de todos de ajudar a entender as ferramentas, as pessoas precisam se ajudar neste ambiente, pois somente com uma presença digital correta é possível se obter os melhores resultados.

 

 

O que vocês acham da forma como a Internet esta ficando?