Membrana 3D pode substituir o marca-passo.

Cientistas criaram uma membrana eletrônica revolucionária que pode substituir os marca-passos.

Como uma luva, envolvendo o coração, esta membrana digital estimula os batimentos cardíacos, e pode ser até mesmo uma resposta para o ataque cardíaco.

Pesquisadores da University of Illinois em Urbana-Champaign e da Washington University em St. Louis usaram tecnologia de modelagem e uma impressora 3D para um protótipo da membrana e fazer ela caber em um coração de um coelho, mantendo o coração funcionando e batendo perfeitamente fora do corpo em um ambiente rico em nutrientes e oxigênio.

A utilização de tecnologias de imagem modernas permitem criar uma membrana que irá se encaixar perfeitamente ao coração do paciente, ao contrário das tecnologias de marca-passo que existem hoje.

Quando a membra sentir um evento catastrófico como um ataque cardíaco, ela pode também aplicar uma terapia de alta definição.
Foram as palavras do biomédico engenheiro Igor Efimov, que ajudou a projetar e testar o invento.

Já existe especulação de que este invento poderia prolongar amplamente a vida de pacientes com problemas cardíacos.

Já não é o primeiro experimento com soluções muito inteligentes que são desenvolvidos e implementados com impressoras 3D, é só muito animador e inspirador poder se deparar com soluções brilhantes que vem se abrindo desde que a impressora 3D se tornou realidade.