Mapa global de mortes por armas de fogo

Utilização de armas de foto por civis é um debate que existe faz muito tempo no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, onde existem entidades como a National Riffle Association (NRA) que divulgam e fazem campanha a favor a liberação de armas.
No Brasil também já tivemos este debate e a população na época do referendo escolheu ampliar as restrições de acesso através de testes rígidos.

Por causa da grande quantidade de acidentes, e incidentes de assassinatos em massa que ocorreram nos últimos anos nos Estados Unidos, o debate voltou a tona com força.
Como vivemos na era digital da ciência, hoje em dia é possível executar testes e fazer pesquisas que demonstram qual a real influência de armas na sociedade a a partir dos dados disponíveis.
O The Economist fez um vídeo com informações factuais sobre a conexão entre violência e assassinatos e a facilitação do acesso as armas. Os dados são relevantes porque são dados factuais e não apenas mera opinião.
Já são mais de 6.5 milhões de pessoas assassinadas por armas no mundo.
A America Latina é um dos maiores focos de violência no mundo!
Outro fator importante são os suicídios, que também cresceram muito e mais da metade dos suicidas cometeram suicício com armas de fogo.
Locais onde armas de fogo foram dificultadas o acesso tiveram uma redução em mortes.

 

Apesar de existir a noção de que ter uma arma possa ajudar uma pessoa a se defender, a realidade pode ser bem diferente, principalmente se estas pessoas com armas não tiveram um treinamento forte para saber manipular as armas, e principalmente saber se controlar para não sair atirando em qualquer um por qualquer motivo.
Sociedades onde o desequilíbrio social é menor tem a tendência a terem menos armas e menos interesse por violência.
Países com maiores desigualdades sociais sofrem mais com o problema da violência, e nem com todo policiamento efetuado, conseguem deter o crime sem haver intervenção conjunta de políticas que funcionem na prática para acabar com a desigualdade social.

Países como o Brasil que vem sendo alvo de escândalos de corrupção na política pelos últimos anos, tem seus cidadãos completamente vulneráveis, e com um sentimento de abandono pelo estado. Sem políticas sociais de oportunização social para os pobres, os policiais se encontram em uma tarefa impossível no combate ao crime e a sociedade acaba querendo, ingenuamente se armar na esperando de ter mais proteção.

Será mesmo que a facilitação para acesso a armas seja uma boa solução para o combate ao crime? Existem dados que podem demonstrar que haveria algum benefício para a sociedade em facilitar o acesso a armas? Afinal os dados demonstrados no vídeo acima são bastante alarmantes e existem outras pesquisas que parecem estar de acordo com esta analise.
Qual sua opinião? A sociedade deve se armar? Comente abaixo no espaço de comentários!