Macacos sabem fazer contas de soma

Macacos que foram treinados para reconhecer e entender símbolos podem somar, é o que indica estudo publicado esta semana no PNAS.
Um time liderado por Margaret Livingstone do Harvard Medical School havia anteriormente ensinado um grupo de macacos rhesus a associar valores numéricos entre 0 a 25 e reconhecer o valor maior para receberem uma recompensa.

Rhesus

Os macacos podiam também escolher o valor quando apresentados a escolha entre a soma de dois símbolos numéricos. Para se assegurar de que os macacos não estavam decorando as combinações de símbolos, os pesquisadores ensinaram a eles um novo grupo de símbolos feitos de formato de blocos ao invés de números e letras. Novamente os macacos aprenderam a adicionar os símbolos, porém nesta tentativa os macacos fizeram alguns erros que ajudaram a entender como os macacos assimilam números.
Eles prestam mais atenção ao valor maior mas as vezes subestimam o valor menor da soma.

Os macacos querem o que tiver de maior do que estiver por ai e esta é apenas uma das formas de descobrir como obter o máximo - Disse Livingstone ao NBC News.

Ser capaz de gerar estimativas obviamente tem importância para sobrevivência. Você quer poder olhar e ver quantos leões estão prestes a te atacar. - Disse o psicologo David Burr da University of Florence na Itália, que não estava envolvido na pesquisa em entrevista ao ScienceNow. -"O que resta agora é montar um modelo para explicar como isso acontece no cerebro".

O grupo de pesquisa agora pretende tentar ensinar os macacos a multiplicarem simbolos numéricos, pois isso pode revelar mais sobre como eles racionalizam números.

Fonte: The Scientist