Lista de termos e palavras chave

O conceito

É muito importante estar bem indexado em sites de busca. Ter seu site aparecendo nos primeiros lugares das listagens de pesquisa pode ser um diferencial definitivo para a presença online. Se o site de sua empresa é encontrado pelas pessoas que estão procurando o serviço ou produto que sua empresa oferece, com certeza você tem uma vantagem com relação aos seus concorrentes.
Evidentemente cada termo ou palavra chave tem um valor diferente. Estes valores são determinados a partir da quantidade de buscas que existem por este termo. Existem termos que são extremamente procurados na internet e xistem milhares de sites já indexados em associação a eles. A importância de cada site pode ser verificada pela relevância de cada termo dentro deste.

O objetivo dos sites de busca é tornar todas as páginas indexadas de forma a trazer as melhores respostas para uma busca. Se um site tem uma alta recorrência para um determinado termo, ele terá mais chances de aparecer no topo de uma listagem de resultados.

Um dos objetivos de seu site deve ser, além de várias outras coisas,  interagir da melhor forma possível com sites de busca.
Os sites de busca disponibilizam centenas de ferramentas, guias e sugestões que ajudam a entender seu funcionamento, assim como as melhores maneiras de se comunicar digitalmente.

Fazer as listas e análise dos dados obtidos

Se você está fazendo seu site, é importante se lembrar de fazer esta lista.

Se você já tem um site, talvez agora seja uma boa hora para revisar os termos e palavras chave de seu site e verificar como melhorar seu posicionamento na indexação de sites de busca na internet.
Procure identificar todas as palavras que você considera que sejam chave para que seu site seja localizado.

Faça uma lista com palavras genéricas como por exemplo categorias de produtos, serviços, localidades, marcas e todos os termos que achar interessante e que sejam diretamente relacionados ao que você está divulgando no site.
Depois faça uma segunda lista, com combinações de palavras.
Você vai perceber que quanto mais específico o termo de busca utilizado, menores os números de resultados disponibilizados.
Por exemplo: Buscar por "internet" vai gerar resultados de páginas do mundo todo que contenham este tipo de informação, agora se você pesquisar por "internet porto alegre", verá que o número de resultados diminui bastante.

Você pode fazer uma terceira lista, colocando os termos e palavras-chave mais importantes. Acesse sites de busca como o Google, Yahoo e Bing e veja quais os resultados das pesquisas por estes termos.

Em cada termos utilizado, verifique qual o site ou endereço que está em primeiro lugar, copie o endereço e depois faça uma busca pelo site. Assim você consegue descobrir o número de sites que mencionam ou linkam para o endereço que está em primeiro lugar.

Com estes dados, podemos verificar quais os sites que possuem uma quantidade maior de outros sites sugerindo ele, pois cada link postado de um site para outro é similar a uma recomendação pública de alguma informação.
Veja quais são os termos com menos sites recomendados e verifique a proporção em que um site com poucas respostas aparece em termos ou palavras chave com muitos resultados.

Por exemplo:
Se a busca por um de seus termos escolhidos, como "internet Porto Alegre", por exemplo, gerar 200 mil itens na resposta da busca, porém  o site que estiver no primeiro lugar tiver somente 10 outros sites apontando pra ele, este vale a pena, evidentemente, explorar este termo  imediatamente, pois isso trará um resultado rápido de indexação para o seu site. Se você conseguir uns 20 links apontando para o seu site a partir de outros sites, você pode acabar ficando na primeira página ou até mesmo em primeiro lugar nas pesquisas em sites de busca.

Separe estes termos em uma quarta lista.

Agora, com a quarta lista pronta, veja quais os termos que estão nesta lista que também estão na terceira lista de termos e palavras-chave, estas serão as primeiras palavras e termos que precisam ser trabalhados.

O motivo de efetuar esta verificação é justamente para facilitar e priorizar onde se pode ficar melhor indexado com maior facilidade.
Afinal, se você estiver em primeiro lugar nos resultados de pesquisas para um pequeno, mas significativo numero de termos, isso facilita para que seu site seja visualizado já por um número interessante de pessoas,  isso pode fazer com que os outros termos e palavras-chave que também estão presentes no seu site, e que estão nas listas ganhem mais força e reconhecimento.

Se você já tem um site, você pode fazer uma pesquisa bastante interessante: Verificar qual a recorrência e presença dos termos e palavras-chave que você listou que estão realmente presentes em seu site.

Se seu site tem um mecanismo de busca, você pode inicialmente utilizar este mecanismo, até mesmo para constatar o que aparece nas buscas internas do seu site, porém eu recomendo que sejam utilizados os próprios mecanismos de busca da internet, como o Google, Yahoo e Bing. Você pode também verificar quais os termos que aparecem em seu site na busca interna e efetuar uma comparação com os resultados em sites de busca. Idealmente, todas as respostas de seu site e do site de busca devem aparecer em ambas as listagens. Se você identificar que alguma das páginas do seu site não está presente nos resultados de busca, talvez você tenha um problema de indexação que pode ser até pertinente a própria estrutura do site.

Esta verificação serve para constatar se os termos e palavras-chave que você idealmente gostaria de estar vinculado, estejam de fato presente na forma correta em seu site. É possível que alguns dos termos que você projetos para estar indexado nem estejam presentes  em seu site. Neste caso uma verificação do conteúdo se torna necessária. Em um cenário ideal, uma busca no conteúdo de seu site deveria revelar varias vezes os termos determinados para que este seja então indexado em sites de busca.

Coerência é importante

Se os termos que você gostaria que seu site estivesse indexado não estão presentes no seu site, talvez você deva também avaliar os motivos pelos quais você determinou que aqueles termos seriam interessantes. Se o seu site esta no ar e com o conteúdo completo,  porém não consta neste conteúdo os termos que você havia determinado, talvez os termos selecionados não sejam os ideais.