LinuxMint - Perfeito para quem está acostumado com Windows

Se você está acostumado com o Windows, mas quer migrar para a plataforma Linux, LinuxMint talvez seja a melhor alternativa.

A primeira coisa que chama atenção é a estrutura visual que vem direto da instalação. A interface do LinuxMint é bastante semelhante aos Windows que as pessoas estão acostumadas, ou seja, possui um botão de iniciar (Menu) que permite acessar todos os aplicativos e com atalhos para as principais áreas do sistema.
Listando acessórios, Opções Gráficas, Internet, Office, Audio e vídeo, preferências do sistema, administração do sistema, e até mesmo opções para programação. Cada opção exibe a lista de aplicativos ou opções de seu segmento, tornando o acesso rápido e fácil ao que você estiver buscando.

thumb_cinnamon-menu

thumb_cinnamon-de

Outra vantagem que eu percebi da instalação do Mint para outras configurações Linux como o Ubuntu é o pacote de softwares que já vem na instalação. Estão presentes uma grande quantidade de softwares que são extremamente uteis, como o Gimp, o LibreOffice, Desktp Sharing, Empathy, Thunderbird, e o Firefox. Para instalar novos softwares é também extremamente fácil através do Software Manager onde você pode inserir uma palavra e o sistema busca nas listas de softwares uma lista de programas e opções que se enquadram no critério inserido.
As preferências do sistema são ótimas e até para quem tem placas nVidia pode ficar tranquilo que o sistema tem opções de configuração para deixar seu desktop ou notebook tunado.

Todas as opções clássicas do Linux também estão presentes, o Terminal está a mão para ser lançado a hora que precisar e até mesmo as opções de múltiplos desktops estão presentes na distribuição mais recente do Cinnamon.

Para quem quer migrar para o Linux, o LinuxMint é uma ótima alternativa, talvez uma das melhores. Funcionando perfeitamente após a instalação com todos os recursos multimídia que em muitos outros sistemas operacionais e distribuições do Linux você precisa ou adquirir novos softwares ou instalar, no caso do Mint a instalação dos principais e mais importantes softwares já está disponível.

A comunidade do LinuxMint também é bastante grande, e apesar de ter apenas um pouco menos de 600 pessoas do Brasil cadastrados no fórum, o fórum possui uma grande quantidade de ideias, resenhas e tópicos que podem ajudar você a fazer qualquer coisa que quiser com seu Mint, e se não encontrar, você pode criar o tópico e certamente alguém irá responder.

Um dos destaques fica para os tutoriais que são bem explicados e existem vários deles.

Para instalar o LinuxMint em seu computador você deve baixar o .ISO diretamente do site e gravar em um DVD. Depois reinicie seu computador solicitando fazer o Boot através do CD/DVD Player.

Você também pode experimentar o LinuxMint em seu computador sem instalar, basta inserir o DVD e rodar o LinuxMint de forma temporária, se você gostar ai sim, faça a instalação.

O Mint permite que você instale ele lado a lado com o Windows, assim seu computador fica com duplo sistema operacional, porém se você decidir instalar o Mint e apagar a instalação do Windows ou qualquer outro Linux, é importante fazer um backup primeiro, pois todos os arquivos serão excluídos e perdidos para sempre.