Liberdade Religiosa ou desculpa para privilégios indevidos?

Niko Alm em sua palestra do TEDx conta sua história quando  descobriu que religiões estavam recebendo privilégios indevidos. Sua palestra conta a história de quando ele foi fazer sua carteira de motorista como parte da religião Pastafari, que consiste em usar um escoador de massas na cabeça. O motivo de um chapéu tão diferente foi porque Niko descobriu que para fazer carteira de motorista em seu país as pessoas não poderiam usar na foto do documento qualquer tipo de chapéu ou adereço, a não ser que a pessoa fosse religiosa.
Intrigado pelo absurdo do privilégio, ele decidiu assumir a religião Pastafari e usar um escoador de massas na cabeça para a foto, a partir disso sua história desenrola. A foto dele na época foi famosa e circulou o mundo inteiro.

O problema que Niko chama atenção no vídeo é algo que vemos seguidamente se repetindo pelo mundo todo, religião recebendo privilégio do estado. Esses privilégios indevidos destroem a democracia, pois um pais democrático precisa que todos os cidadãos tenham os mesmos direitos e liberdades. Uma vez que um grupo, independente de qual seja comece a receber privilégios indevidos, liberdades são perdidas pelos demais.

OBS: O vídeo abaixo possui legendas em português, clique nas opções do canto direito inferior do vídeo para configurar.

Estado Laico significa que o estado não deve interferir com religiões, ou seja, não deve favorecer e nem desfavorecer. Religião não deve ser algo que esteja no espaço público pois se trata de crenças unicamente pessoais, e existem pessoas com crenças totalmente diferentes por todo lugar, e é claro, pessoas que não possuem crença alguma.

No Brasil este tipo de violação também acontece. Recentemente um prefeito de uma cidade mandou colocar uma placa na entrada da cidade com dizeres de que a "cidade pertencia a Jesus", personagem bíblico, vemos crucifixos em escolas e repartições públicas, embora não existam outros símbolos religiosos presentes. Este tipo de privilégio é proveniente de um estado corrompido e representantes religiosos desonestos que buscam ampliar privilégios unicamente para a sua crença religiosa.
Par assegurar a democracia é fundamental assegura que o estado não esteja favorecendo indevidamente e sem justificativa física e real um grupo qualquer.

 

Você certamente consegue lembrar de algum incidente onde somente pelo fato de ser religião, ou religioso, algum grupo acabou sendo privilegiado em detrimento a outros no Brasil. Comente abaixo qual incidente você lembra que detém as características que os exemplos citados neste vídeo.