Lançamentos da Apple: entenda como os novos MacBooks podem ajudar no desenvolvimento de sites e apps

Versões lançadas pela empresa facilitam processos multitarefas e criação de interfaces

Os lançamentos anunciados pela Apple durante o WWDC 2022, Conferência Anual para Desenvolvedores, realizada na semana passada, devem trazer importantes benefícios para o processo de criação de sites e aplicativos. Os novos modelos do MacBook Air e do MacBook Pro, esse com novo processador M2, devem otimizar processos multitarefas e ampliar possibilidades na criação de interfaces mais amigáveis para os usuários.

Apesar de os produtos estarem disponíveis no mercado internacional somente no mês de agosto e no Brasil chegarem com um preço alto, é importante que as empresas fiquem por dentro dos seus benefícios. A Attri, empresa de tecnologia e usabilidade que oferece soluções para melhorar a experiência de milhões de usuários, analisou como os novos modelos podem ajudar os desenvolvedores nos processos de criação de sites e apps e já planeja adquiri-los.

“Seja no trabalho com tecnologia especificamente ou com marketing, é importante acompanhar as novidades e modernizar processos de olho nas tendências e inovações do mercado. As novas versões dos MacBooks podem ajudar muito os desenvolvedores, por exemplo. Processadores mais rápidos otimizam o nosso tempo e, no caso do M2 no MacBook Pro, suas características auxiliam os profissionais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do backend de um projeto. Mas não são só eles que encontram vantagens em uma capacidade de processamento maior: qualquer pessoa que trabalhe com softwares que exigem mais da memória do computador, deve se beneficiar dessa evolução. O novo processador ajudará diretamente na multitarefa, oferecendo uma velocidade 50% maior na troca de informações”, explica Cristina Fragata, sócia e COO da Attri.

O novo chip da Apple também apresenta uma largura de banda da memória 50% maior do que o M1 (Chip anterior), assim podendo oferecer até 24GB de memória unificada rápida, do qual poderá ajudar todos os profissionais que têm cargas de trabalho maiores e pesadas. Outro detalhe importante é o consumo de energia. No caso dos desenvolvedores que passam horas na criação de sites e apps, o M2 está com nova CPU e GPU, que contam com mais núcleos - rápidos, combinados e maiores - apresentando um ótimo desempenho, principalmente gráfico, e usando um consumo de energia baixo.

No Macbook Air, um diferencial importante da nova versão é que seu display, de 13,6 polegadas, tem uma iluminação 25% superior à da geração anterior, além das várias tonalidades de cores e brilhos. “Pensando na interface de sites e apps, essas mudanças ajudarão muito os front-ends, que atuam diretamente no design dos produtos digitais, em que é fundamental oferecer soluções amigáveis, seja para tela de computadores ou celulares”, finaliza Cristina.

Sobre a Attri

A Attri é uma empresa de tecnologia e usabilidade com mais de 10 anos de experiência no mercado e oferece soluções inovadoras que integram e impulsionam as necessidades dos usuários e o crescimento dos negócios. Possui profundo conhecimento de como atender às necessidades de negócios dos departamentos de Produto e Marketing, melhorando a experiência do usuário. Atualmente é dirigida pelos executivos Pedro Hermano, Gabriel Carvalho e Cristina Fragata, e se firmou como referência no mercado de UX e desenvolvimento duplicando o percentual de crescimento em 2020/2021. Atende grandes players do mercado, como: Mercado Livre, Heineken, Banco Votorantim, Petlove entre outros.