John Oliver fala sobre a China de forma ampla

John Oliver é apresentador do programa Last Week Tonight.
O episódio da China é um exemplo muito bom de informações compiladas sobre o desenvolvimento recente do que vem acontecendo no país. Como sempre os prospectos dos recentes avanços da China são assombrosos em diversos sentidos.

China é uma pais enorme, com mais habitantes do que qualquer outro pais o planeta. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de uma grande quantidade de produtos no mundo inteiro. Ao mesmo tempo, Donald Trump, atual Presidente dos Estados Unidos vem criticando a China durante os últimos anos.
Acontece que o pais realmente teve um crescimento muito grande nos últimos anos. Recentemente o Presidente Chines Xi Jinping colocou em votação a possibilidade de governar sem prazo de sair, a opção ganhou de lavada, de 3 mil votos, apenas dois votaram contra. Esta mudança torna o pais uma autocracia. Em um pais onde a liberdade para os cidadãos não é vista da mesma forma que estamos acostumados no Brasil. Um forte exemplo é a censura continuada, onde nem mesmo pela Internet algumas informações são permitidas de serem acessadas no país. Outro exemplo mais recente de censura foi o Card Social que foi recentemente implementado na China. As pessoas ganham pontuações e dependendo dos seus pontos podem perder privilégios até de poder sair do pais. Como a China tem um enorme poder de vigilância, podem literalmente acompanhar uma pessoa pela rua vendo e pontuando todas as atividades.

China é a maior economia crescente da história, crescendo mais de 10% todos os anos, tirando mais de 800 milhões de pessoas da miséria.

Belt and Road - Está parte do vídeo acho que vale muito a pena prestar atenção, enquanto John Oliver explica o quanto a China está investindo pelo mundo inteiro em construções faraônicas de infraestrutura, literalmente formando novas rotas de mercado, dos quais nesta nova configuração colocarão a China no centro do comércio de forma a favorecer ainda mais o seu crescimento.
Provavelmente vamos ouvir muito mais deste termo no futuro próximo, pois é uma iniciativa que está tomando forma pelo mundo inteiro. Se você pesquisar vai descobrir que já faz talvez uma década que a China vem construindo pelo mundo inteiro, e em muitos casos são Chineses que estão no local tocando as obras.
Foram investidos mais de 1 Bilhão de dólares, em mais de 60 países. Sempre investindo em estruturas como pontes, rodovias, ferrovias, literalmente formando novas rotas de comércio.
O projeto é tremendo em tamanho e em visão.

Será que a China será uma problema político para o mundo em breve?

Vejam o vídeo, que apesar de engraçado, é também preocupante.