John Deere apresenta seu maior trator já produzido na Agrishow 2022

Para a edição de 2022 da Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, a John Deere leva soluções integradas e inovadoras para as diversas etapas do processo produtivo, entre elas o maior trator produzido pela empresa. No portfólio de máquinas ainda estão equipamentos que garantem mais produtividade e rendimento na agricultura.

 

“Criar diferenciais que atendem às necessidades dos clientes é um dos compromissos da companhia. Estamos focados em oferecer soluções que permitam reduzir custos, aperfeiçoar a demanda de trabalho, possibilitar mais disponibilidade aos produtores e, principalmente, aumentar a produtividade”, explica Marcelo Lopes, diretor de Vendas da John Deere para o Brasil. “Nosso estande na Agrishow tem o que há de mais moderno em serviços e soluções”, completa.

 

Produtos e Conceitos:

 

  • Trator: 9R (F11)

Os produtores poderão se impressionar com o gigante 9R. Com tecnologia de ponta, o foco dessa máquina é o alto rendimento para grandes propriedades. É considerado o tipo de maquinário agrícola ideal para quando as janelas entre preparo do solo e plantio são pequenas, e muitas vezes sem o clima apropriado para o momento. A potência dos modelos da família 9R varia de 470 cv a 640 cv, com capacidade para cobrir mais hectares por dia, com maior tração, estabilidade, desempenho e inteligência.

 

Os equipamentos da série 9R tiveram suas cabines aumentadas em 10% para proporcionar mais conforto ao condutor. “As máquinas são articuladas e com tração nas quatro rodas, o que permite que o peso seja mais bem distribuído e permite a mesma tração nos eixos dianteiro e traseiro, o que aumenta a capacidade total de tração do trator”, comenta o diretor.

 

  • Tecnologia See & Spray (Pulverização)

Outro destaque na Agrishow, o See & Spray conta com um sistema de câmeras e um banco de imagens para a identificação e diferenciação de plantas daninhas. Com um processamento de milissegundos, a ferramenta identifica a espécie e seu estágio fenológico e, em vez de aplicar o herbicida na área total, emite um comando para que o pulverizador lance um jato direcionado apenas sobre a planta intrusa.

 

Além da economia significativa de custos, menor necessidade de reabastecimento dos tanques e redução dos resíduos de defensivos no solo, a tecnologia torna o combate às ervas daninhas mais acessível, com uma economia de quase 80% no uso de defensivos.

 

  • Colheitadeira X9

No estande, será apresentado conceitualmente o modelo de colheitadeira X9, a gigante da John Deere, com capacidade de captar 100 toneladas por hora, com 1% de margem de perda. A máquina oferece uma capacidade de colheita 45% maior em todas as culturas, sem perder a qualidade dos grãos -- ao mesmo tempo em que usa 20% menos combustível. A X9 pode colher até 12 hectares por hora de trigo e até 182 toneladas de milho de alta produtividade por hora -- o suficiente para encher sete caminhões semirreboque por hora.

 

A X9 alcança esse aumento de desempenho em produtividade e eficiência de colheita por meio do corpo mais largo disponível, fluxo de colheita aprimorado, aumento nas áreas de debulha e separação ativas e uma sapata de limpeza maior, mantendo uma largura de transporte abaixo de 3,5 metros em ambas as rodas e esteiras. Todos esses recursos combinados permitem um rendimento alto, perdas muito baixas, melhor qualidade de grãos e palha e atendem às necessidades de grandes agricultores, que buscam maximizar sua produtividade e lucros. Um design industrial também acompanha a X9 e a esteira, juntamente com melhorias no conforto, conveniência e iluminação da cabine. Interfaces de operação e controles usados em todo o portfólio mais amplo da John Deere permitem que o operador se mova sem esforço entre os equipamentos.

 

  • Trator 8R autônomo

Recentemente, a John Deere anunciou o primeiro trator autônomo que está pronto para a produção em série. A máquina exposta no evento combina o trator 8R com o subsolador habilitado da TruSet, um sistema de orientação GPS e novas tecnologias avançadas.

 

“A automação deixou de ser um conceito e tornou-se uma prática da revolução na agricultura. A John Deere está pronta para auxiliar o agricultor a desbloquear a sustentabilidade e a eficiência das operações”, afirma Lopes. “O trator autônomo tem um propósito específico: ajudar a alimentar o mundo. Espera-se que a população global cresça de 7,8 bilhões para quase 10 bilhões de pessoas até 2050, aumentando a demanda global de alimentos em 50%. Os agricultores terão de produzir mais sem necessariamente abrir novos espaços”.

 

  • Plantadeira DB MaxEmerge™ 5e

O novo equipamento da John Deere ajuda o pequeno e médio produtor a atender melhores janelas de plantio com confiabilidade e precisão, maiores níveis de produtividade, agilidade e facilidade nos ajustes e mais disponibilidade de equipamento, além de contar com as tecnologias de agricultura de precisão da empresa. A solução também traz para o mercado um dosador com transmissão elétrica (sem cabos) extremamente eficiente, que possibilita uma maior economia de sementes.

 

As plantadeiras MaxEmerge™ 5e foram desenvolvidas para os agricultores que buscam mais produtividade e uniformidade nas suas lavouras. “A nova plantadeira entrega uma qualidade de plantio superior com o aumento da capacidade operacional em 9%. Além disso, proporciona um incremento de 16% na precisão de distribuição de sementes e promove uma economia de sementes em até 7%, devido ao desligamento linha a linha. A plantadeira também diminui seu tempo para abertura e fechamento em 15% e reduz em até 50 minutos o tempo de ajustes da linha de plantio”, explica o diretor.

 

  • Pulverizador M4000 MY23

Os pulverizadores da série M4000 tiveram melhorias significativas no sistema de nivelamento automático das barras e no recurso de limpeza, que força o ar através da barra para auxiliar a tubulação. Entre os opcionais estão: pneus VF para os tamanhos 320 e 420, auxiliando na redução da compactação do solo; bomba de solução Force Field, que usa um sistema de fluido de barreira para lubrificar e evitar aumentos de temperatura na vedação mecânica, além do resfriador de óleo que permite que o pulverizador mantenha o alto desempenho operacional em condições de operação extremas.

 

A tecnologia traz diversos benefícios, como o controle de bordaduras, modificação automática de pontas, sistema de pulsos de alta frequência, compensação de curvas e controle individual de pontas.

 

  • 6J -- JDLink

Os tratores médios da série 6J representam a união da tecnologia com a confiabilidade. Com potência de 100 cv a 125 cv em motores de 4 cilindros, possuem eficientes sistemas hidráulicos e transmissão com durabilidade e facilidade de manutenção. Os tratores da série 6J agora contam com o opcional da transmissão PowrQuadTM, que dispensa o acionamento da embreagem, oferecendo alta performance ao realizar ajustes rápidos. Este opcional é mais indicado para situações de troca de marchas constantes, como em terrenos declivosos.

 

Com a atualização do sistema elétrico, a Série 6J permite a oferta de conectividade via JDLink®. Disponível para todas as versões com cabine e posicionada de maneira a oferecer fácil acesso para inserção do chip de celular, a ferramenta está conectada aos dados do trator e via cabo Ethernet no Monitor de Agricultura de Precisão, possibilitando o acesso a todas as informações da máquina gerados durante operação.

 

  • Distribuidor de Nutrientes M4040 MY23

O novo sistema de distribuidor de nutrientes permite uma economia de até 3%, evitando sobreposição do adubo e sendo ideal para o trabalho em bordaduras. O Dual Feed Gate tem sua comporta localizada na traseira do distribuidor de nutrientes que permite o direcionamento para a direita, esquerda ou totalmente aberto, otimizando o processo e evitando desperdícios.

 

  • Receptor StarFire 7000

As soluções de agricultura de precisão da John Deere começam com o novo Receptor StarFire™ 7000, integrado ou universal. O receptor oferece maior precisão, tempos de arrasto mais rápidos e repetibilidade estação a estação de 5 anos. À medida que a repetibilidade passa a ser mais importante para obter uma precisão planta a planta, o StarFire™ 7000 oferece uma funcionalidade de calibração de TCM Avançado. Com o aumento do número de peças de reparação, o novo equipamento da John Deere permite uma operacionalidade sustentável e econômica.

 

  • Instant Expertise Everywhere -- Smart Glasses

A linha de construção da John Deere está na feira com o projeto chamado “Instant Expertise Everywhere”, que utiliza os “Smart Glasses” (ou óculos de realidade aumentada) como uma ferramenta de comunicação entre fábrica e mecânicos no campo. Na prática, os óculos conectam o técnico que está com a máquina a um especialista em qualquer lugar do mundo, de maneira que seja possível interagir por imagens e ter um fluxo de comunicação técnica -- sejam informações detalhadas de componentes ou esquemas mecânicos, elétricos ou hidráulicos. A companhia é pioneira no lançamento dessa ferramenta para manutenção de máquinas de construção no Brasil.

 

Quem comparecer ao evento poderá ver ainda os equipamentos de construção como pá-carregadeira 444G e a escavadeira 210G.

 

  • Pós-venda

Além do suporte da rede de concessionários e distribuidores com os Centros de Soluções Conectadas (CSC), a conexão com o Operations Center e o sistema de telemetria da John Deere (JDLink), a Unimil -- líder no mercado de peças de reposição para colhedora de cana-de-açúcar no Brasil -- estará presente na Agrishow para reforçar ainda mais o comprometimento da John Deere com o setor sucroenergético e auxiliar os clientes na redução dos custos de produção.

 

A Unimil ajudará a John Deere a oferecer um novo modelo operacional e revolucionar os sistemas de produção na agricultura. "Oferecemos oportunidade para nossos clientes se tornarem mais rentáveis e sustentáveis em todo o ciclo da produção”, conclui o diretor.

 

  • Outros equipamentos

Também estarão à disposição dos visitantes a colheitadeira S790 com plataforma 745FD, a colhedora de cana CH950, os tratores da linha 6150M, 5090E com pulverizador Green System, o 8400R com plantadeira DB50 com ExactEmerge e o pulverizador PLA 120J.

 

Sobre a John Deere:

A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superar os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo e infraestrutura. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere.