Idade mínima para se cadastrar em Redes Sociais

Cada vez mais jovens estão tendo acesso a aparelhos com Internet, isso inevitávelmente significa que eles poderão, pelo menos tentar, se cadastrar em redes sociais diversas e estar presente nos lugares que eles escutam falar.
Atualmente os sites não tem uma política de verificação real de idade, portanto você pode em tese declarar a idade que você quiser.
Os sites de redes sociais porém estipulam o limite de idade mínima para poder fazer parte da rede social. Muitos jovens se frustram com esses dados. Cada rede social tem suas próprias restrições.

internet_1

No inicio o Twitter deixava muito claro que a idade mínima para qualquer pessoa que fosse participar precisaria ser de 13 anos.
O Twitter não pede a tua idade quando você se cadastra, mas o Facebook sim. A idade mínima para se cadastrar no Facebook é de 13 anos, que é também mesmo limite no Instagram, no Pinterest, Tumblr, Reddit, e até no Snpachat.

No LinkedIn porém o limite de idade é de 14 anos. No WhatsApp é de 16 e no Vine é de 17. Algumas plataformas como o Youtube e o WeChat tem uma idade de tolerância mínima de 18, apesar de crianças de idades bem menores poder se cadastrar com a permissão dos seus pais.
No caso do Youtube, você nem precisa estar cadastrado para visualizar a grande maioria dos conteúdos, e quando algum conteúdo é marcado como conteúdo adulto, ele não é exibido sem a pessoa estar devidamente logada. E se o perfil logado nao tiver a idade mínima para ver aquele conteúdo, da mesma forma a pessoa fica sem poder visualizar.

As redes sociais colocam um dilema nas familias, onde sabemos que a responsabilidade sobre o que os jovens estão acessando e consumindo digitalmente é dos adultos responsáveis por estes jovens, porém ao mesmo tempo, temos também a oportunidade de incentivar individualidade entre as crianças. Algo que acaba um pouco com uma vigilância constante.

Se as regras dos sistemas estão bem ou não, é dificil de saber, pois existem pessoas diferentes com intenções diferentes por todo lugar que andamos.
Em um futuro próximo pode ser que se tenha de comprovar identidade para fazer parte das redes sociais, o que pode se tornar um grave problema para os sistemas, que por estarem armazenando cada vez mais dados pessoais das pessoas estarão tanbem sendo muito mais visados por hackers a fim de explorarem estes dados.

 

Que idade você considera aceitável para acessar redes sociais?