Hashtag com erro de digitação demonstra perfis falsos no Twitter

Faz já bastante tempo desde que políticos começaram a usar hashtags no Twitter para obter maior visibilidade se valendo da ferramenta de Trending Topics do Twitter. A ideia básica é que ao fazer uma hashtag ser publicada por uma grande quantidade de pessoas em um curto espaço de tempo faz com que aquela Hashtag entre para o Trending Topics, que é uma lista dos assuntos mais mencionados naquele determinado momento. Isso é interessante porque milhares ou até mesmo milhões de pessoas que utilizam o Twitter irão ver aqueles trending topics e vão acabar vendo aquela informação.
É uma maneira relativamente barata de atingir milhões de pessoas, e o mais interessante neste tipo de estratégia é que atuando através do Twitter é fácil fazer parecer que são outras pessoas impulsionando aquele tópico, e isso provoca ainda mais pessoas, dessa vez, pessoas de verdade a se engajarem no tópico e assim acaba ficando relativamente mais complicado de identificar quais são os robôs e quais são as pessoas reais por trás daqueles perfis no Twitter.

Na semana passada porém aconteceu algo inusitado que pode ser percebido por milhares de pessoas que utilizam o Twitter, os robôs subiram para o trending topics uma Hashtag com um erro de digitação.
Por causa desta falha da pessoa que programou os robôs pode ficar visível quais eram as contas que em grande parte eram robôs programados, ao mesmo tempo também para quem e para que eles serviam.

Depois deste erro extremamente amador, se tornou fácil identificar os robôs que servem para efetuar campanhas e em muitos casos disseminação de notícias até mesmo falsas sobre o governo e o presidente do Brasil, enaltecendo o presidente, e até mesmo apoiando a retórica presidencial através de manipulação em massa através destas ferramentas de publicação em redes sociais.

O que fica claro é que uma grande quantidade de perfís, inclusive perfis oficiais de diversos representantes do governo, são operados pelo mesmo sistema, e isso é algo para causar preocupação. Existe uma entidade centralizadora dentro ou paralelo ao governo, promovendo a disseminação em grande escala nas redes sociais de desinformação.
É possível ver as mensagens dos robôs que ainda estão no ar NESTE LINK,  para quem é oposição ao governo ou ao presidente atual do Brasil, se tornou um prato cheio para efetuar denúncias no Twitter.

Como denunciar os robôs para o Twitter

Para denunciar um perfil no Twitter é relativamente fácil. Você só precisa entrar no perfil do robô, clicar nos três pontinhos, então abri uma lista de opções, uma delas é a de denúncia. Logo em seguida basta informar qual o tipo de denúncia. Neste caso a opção "É suspeito ou está enviando Spam" parece ser a mais adequada. Logo em seguida, a etapa final, uma última lista de opções aparece, e neste caso é só selecionar "Está publicando Spam em um assunto ou hashtag".

É importante denunciar perfis falsos porque o sistema do Twitter não funciona corretamente se este tipo de ação de robôs estiver a postos, pois acaba além de colocando em evidência algo que provavelmente não estaria em evidência, pois se precisa usar robôs, provavelmente não tem a relevância necessária, e ao mesmo tempo abafa a oportunidade de assuntos que são realmente importantes e de interesse de todos não possa ser visualizado.