Google XML Sitemaps - Plugin fundamental para WordPress

Se você tem uma instalação do WordPress você tem um dos sistemas de administração de conteúdo mais fáceis de administrar e com opções de indexação praticamente sem comparação.
Certamente focar em obter uma boa indexação na Internet deve ser uma de suas preocupações e apesar do WordPress sozinho ser uma ferramenta completa, existe uma variedade enorme de plugins que ajudam a aprimorar o sistema de administração de conteúdo de várias maneiras.

Os sitemaps são extremamente importantes para sites que tem atualização constante de conteúdo. O WordPress não gera um sitemap, mas existe um plugin que foi desenvolvido exatamente para esta tarefa.

 Google XML Sitemaps - O plugin gera diversos formatos de sitemap que servirão para você adicionar em suas contas no Google Webmasters, Ask, Yahoo e qualquer aplicativo que leia arquivos XML.

O sitemap é atualizado a cada nova atualização de conteúdo no site, e isso permite que os sistemas de busca sejam notificado imediatamente. Tudo que for inserido no WordPress será indexado rapidamente pelos sistemas de busca e indexação.

O sistema atualiza automaticamente, portanto, depois de instalado não é necessário fazer ações adicionais em relação ao plugin. Mas você ainda precisa se cadastrar nos sistemas (Google, Bing, Ask, Yahoo) e adicionar o endereço do seu sitemap para que eles possam utilizar o sitemap de seu site para agilizar a indexação.
Existem opções disponíveis que permitem definir os tipos de sitmaps que serão gerados, como por exemplo  nos formatos XML ou gzip.  Também é possível selecionar a opção do plugin notificar automaticamente os sistemas de busca.

Você pode inclusive adicionar páginas que não fazem parte da estrutura do WordPress, portanto assegurando a indexação de tudo que você quiser e tiver publicado em seu site.

FREE - O plugin é gratuito e funciona com todas as versões recentes do WordPress.

Para fazer download do Plugin por favor acesse o endereço abaixo:

http://wordpress.org/extend/plugins/google-sitemap-generator/

 

 

Após efetuar o donwload, descompacte o arquivo e faça upload da pasta para o wp-content/plugins;

Acesse a página de plugins dentro da administração do site para ativar o plugin.

Crie um arquivo 'sitemap.xml' e um arquivo 'sitemap.xml.gz' na raiz da instalação de seu WordPress e modifique as permissões destes arquivos para chmod 666.

Agora acesse as a administração do site, localizar a opção de configurações em seu menu e clique na opção XML-Sitemap.
Clique na opção "Build your sitemap for the first time".

Pronto! De agora em diante o site sitemap será gerado automaticamente.

Não esqueça de acessar os sistemas de busca e incluir o seu sitemap para ser indexado.
Links para os principais sistemas de busca estão disponíveis na própria tela do plugin.

Espero que você tenha curtido esta dica. Até a próxima!