Google WAVE - Futuro da comunicação

Atualização: Infelizmente, o Google cancelou o Google Wave, pois não teve aceitação, porém muitas das funções do Google Wave foram incorporadas no Google Plus.

 

wave_logo

 

O Google está desenvolvendo uma ferramenta que promote revolucionar a comunicação digital.
Uma prévia do Google WAVE foi disponibilizado em video, de uma apresentação no Google I/O (apresentações dos KeyNoes do I/O estãos disponíveis).

O Google Wave me fez lembrar do Google Docs, mas com um zilhão de aprimoramentos e vantagens, por exeplo, o texto digitado aparece na tela dos que estão conectados em tempo real, inves de ter de esperar a pessoa digitar e enviar, você vê o que a pessoa está escrevendo enquanto ela escreve. Para fácilitar a escrita existe um corretor ortográfico que atualiza e resolve as palavras em tempo real e até adivinhar o que você está escrevendo.
Além disso, incorporar arquivos divérsos de mídia, e é possível organizar e reoganizar a Wave de várias formas, assim como compartilhar ela.

O nome Wave é muito interessante já que uma idéia é de certa forma uma onda, que começa com uma energia iniciale se espalha, e este alicativo tem muitas opções que tornam ele uma onda de verdade na internet.
Ele pode ser acoplado em seu site, outras pessoas podem colocar em seus sites, compatilhando de uma forma totalmente diferenciada o conteúdo.

Como a ferramenta veio da inspiração de "Se o email tivesse sido criado hoje como seria" o sistema também tem opção de comunicação privada entre os participantes da Wave.

É possível ver toda a elaboração da wave como um quadro a quadro, podendo visualizar todos os estagios de elaboração da wave, desde a primeira frase escrita até onde ela termina.

O Google vai disponibilizar um API que vai permitir que desenvolvedores possam utilizar o sistema para integrar novas ferramentas e aplicativos e funcionabilidades para a Wave.
Também será disponibilizado a opção de você hospedar seu próprio sistema WAVE,  que será totalmente conectável e compativel com outros sitemas Wave pelo mundo.

Todas os aplicativos dentro do WAVe foram desenvolvidos com o Web Toolkit, é 100% código livre, e isso foi uma das preocupações dos desenvolvedores australianos, que também criaram o Google Maps.
É uma excelente ferramenta que parece poder modiificar a comunicação humana que utilizamos hoje na internet.
O Google tem a capacidade de se superar, e com o WAVE surge um brilho de que ele fará justamente isso, se superar, e superar o conceito de comunicação digital humana.

Veja esta fantastica apresentação:

 

Mais informações estão disponíveis em ingles no wave.google.com