Google ataca o problema de senhas

O formato atual de utilização de senhas que conhecemos hoje pode mudar em um futuro não muito distante. Nos últimos aos as senhas além de não serem seguras nem mesmo com mecanismos de dupla confirmação e cookies dos navegadores, a frequência com que senhas são roubadas ou hackeadas vem crescendo muito.

google-senhas

O pessoal do Google acredita que no futuro as pessoas poderão se logar em suas contas utilizando um chip em um anel ou aplicativos mobile sem que eles precisem estar conectados.

O sistema de chip está sendo testado pelo Google. Eles fizeram algumas modificações no navegador para permitir o funcionamento, mas depois que todos os navegadores foram atualizados, utilizar uma tecnologia assim pode ser possível. Os usuários poderão entrar nos sites, colocar seu anel com chip no slot usb e com um clique configurar o chip para servir como chave de acesso ao site ou sistema.
O sistema do Yubico vem sendo testado pelo Google e trazendo bons resultados.

No futuro talvez todas suas senhas estejam realmente no mesmo dispositivo, e portanto o cuidado com este dispositivo sera muito grande e uma forma de comunicar a perda ou roubo do dispositivo será também fundamental.

O que fica claro é que algum hardware será utilizado em breve para ampliar a segurança de senhas online.

Fonte: Wired