Gerenciamento avançado de publicidade para WordPress

Se você tem um site de publicação de conteúdo que utiliza o WordPress como sistema de gerenciamento de conteúdo uma das coisas mais importantes é poder gerenciar anúncios de uma foram fácil. O WordPress felizmente é um sistema bastante flexível tornando esta tarefa bastante fácil.
Alguns temas de WordPress já tem até mesmo espaços para inserir códigos de banners, mas se você precisa exibir banners de locais diferentes em um mesmo espaço, você vai precisar instalar um plugin.

O Adrotate é um excelente plugin que tem versão gratuita e paga. A Versão gratuita já permite uma ótima alternativa para gerenciar banners em um site.
adrotateplugin_logo

Grupos de Banners

Esta opção permite que você gerencie grupos de banners e funciona de uma forma bem simples. Primeiro você cria o nome do grupo, eu geralmente crio este nome a partir do local onde vou veicular os banners, por exemplo: Cabeçalho, lateral, rodapé, etc

Depois de ter os grupos criados, você pode então utilizar o código fornecido pelo sistema para incluir no código do seu site ou do seu tema os grupos. Existe também a opção de inserir nos Sidebars através de um Widget, no Widget você só vai precisar informar o número do grupo.

Banners

Depois que você já tem o grupo configurado, você pode então gerenciar os banners. Para criar novos banners a ferramenta oferece algumas alterantivas interessantes ate mesmo na versão gratuita. Você pode fazer upload do seu banner, e determinar como será o código de exibição dele, ou seja, se ele vai ou não ter link, se vai abrir ou não em uma nova janela, se vai ter uma descrição, texto acima ou abaixo do banners. O sistema oferece as opções e você pode selecionar qual delas é mais atrativa, ou se quiser, você pode criar seu próprio código determinando como o banner irá aparecer. Existe também a opção de ter cada clique contabilizado, e esta opção você precisa ativar quando você informar para qual links o visitante será direcionado caso clique no banner.

Depois de criar o banner, você pode inclusive selecionar o código dele exclusivamente para inserir no site, ou usar o Widgets para invocar a aparição dele, porém o mais legal é poder associar ele á um grupo. Os grupos de banners exibem os banners de forma randômica, o que é ideal para quem tem mais de um banner para exibir em um site.

A versão paga permite algumas opções adicionais que com certeza você vai querer ter, como por exemplo poder determinar qual o peso de cada banner, banners mais pesados aparecem mais vezes para os visitantes.

Opções avançadas de estatísticas também se tornam disponíveis na versão paga, além disso você vai poder moderar a fila de publicidade que será exibida, dando controle total do sistema.

Para testar o sistema, recomendo instalar a versão gratuita e usar por alguns dias, semanas ou até mesmo meses, afinal se você não vive da publicidade do site, não vale muito a pena investir, mas se você é uma pessoa que desenvolve sites em WordPress, vai valer muito a pena adquirir a versão para desenvolvedor ( €199.99) que te permite utilizar a versão Pro em quantos sites você quiser.
Confira o site do plugin aqui: http://www.adrotateplugin.com/

Gerenciar banners de multiplas fontes

O importante desta ferramenta é a possibilidade de poder gerenciar multiplos formatos de banners, e banners provenientes de multiplas fontes. Por exemplo, você pode inserir banners que você mesmo desenvolveu para os seus clientes, e ao mesmo tempo inserir banners de ferramentas como o Adsense ou Mercado Livre. As possibilidades são grandes e a facilidade de gerenciamento é enorme, recomendo com certeza para qualquer site que precisa gerenciamento avançado de publicidade.