Geração Gmail pode estar colocando a segurança das empresas em risco?

Cada vez mais usuários estão utilizando contas gratuitas oferecidas em servidores que podem ser considerados "públicos" apesar de serem pertencentes a empresas privadas como o Google, Hotmail e Yahoo!.
Usuários usam contas alternativas ao invés de utilizar os emails das empresas devido as restrições que são comuns em emails corporativo.

Ferramentas como o Gmail são atrentes por terem conectividade com outras ferramentas do universo Google, e o Yahoo e Hotmail tem conectividade e interatividade similar.  Empresas geralmente limitam o espaço e conectividade com ferramentas externas não são disponibilizadas assim como limitam o tipo de acesso. Estas restrições são justamente para assegurar o sigilo das informações.

Estando em servidores dos quais as empresas não tem controle aumenta a insegurança sobre as informações sensíveis das empresas.
Viruses estão sendo disseminados e adentrando as redes das empresas com facilidade por causa da prática dos usuários empregados de estar sempre em contato com o mundo externo de forma desnecessária.

Possivelmente os usuários que utilizem meios públicos de transmitir as informações das empresas estão preocupados com sua comodidade e não identificam as ameaças específicas que existem na prática.

Segundo publicado no WebUser, mais de 300 emails são enviados pelas vias públicas por pessoa a cada ano, e metade deste volume tem arquivos anexados.
Ao serem questionadas, as pessoas  informam que não precisariam recorrer a rede pública caso elas pudessem ter um caixa postal sem limites de espaço.

Gostaria de saber a sua opinião sobre isso. Me parece que existem vários motivos pelos quais as pessoas preferem utilizar as contas gratuitas, o que você acha que as empresas deveriam fazer para reverter este quadro e garantir  mais segurança para suas informações?