Fotos em Alta Resolução para você fazer o que quiser

Sem dúvidas imagens de qualidade são essenciais para produção de conteúdo de qualidade. Cada vez mais as pessoas procuram por fontes de magens boas e bonitas que podem ser utilizadas para ilustrar seus conteúdos, sejam estes posts em websites ou em redes sociais.
Uma públicação de uma imagem em uma rede social como o Facebook pode gerar muita interatividade e ampliar o público daquela página. Em um website uma imagem bonita pode ajudar a ilustrar uma informação importante.

Evidentemente empresas tem receio de utilizar imagens gratuitas ou encontradas na Internet por causa das complicações que podem surgir de utilizar imagens autorais sem ter o direito de utilização. Até mesmo websites que oferecem imagens gratuitas solicitam que créditos sejam informados caso a utilização da imagem seja comercial.

Unsplash é totalmente diferente. Oferecem imagens de alta definição, com direito de fazer o que quiser com as imagens, sem precisar colocar créditos, e podendo utilizar em projetos comerciais. Um prato cheio para quem quer ecnomizar um pouco os gastos de media.

photo-1475361441796-3f808c9cb2a3

O diferencial mais gritante para mim foram as imagens em si. Geralmente sites que oferecem imagens oferecem um grande volume de imagens "chatas". Não é o caso do Unsplash que oferece imagens divertidas, diferenciadas, feitas por fotógrafos artístas . Basta olhar um pouco o site para já ter alguma ideia de comunicação com as imagens oferecidas.

As imagens oferecidas no site são faceis de baixar e de compartilhar, além disso existe uma seleção das melhores fotos contribuídas a cada dez dias,  que chama bastante atenção para imagens muito bonitas.

Dica: Vale a pena fazer algumas pesquisas no site para tentar achar imagens, e quando fizer isso, recomendo que utilize palavras em ingles, o que pode ampliar muito os resultados de busca.

Se você é fotógrafo, você pode querer colaborar com este projeto, o que seria ótimo para todos nós. Basta criar uma conta e fazer upload das imagens que você quer compartilhar. Se você se puxar nas imagens talvez você acabe nos destaques da curadoria do projeto, o que seria muito divertido. Depois, se você mudar de ideia e quiser remover as fotos, você vai poder.
O sistema é bem completo, e pede até informações de EXIF da foto, o que ajuda a outros fotógrafos entenderem a configuração da câmera, lente e tudo mais, aumentando o compartilhamento de conhecimento técnico também.

https://unsplash.com/

Projetos que oferecem produtos de graça, sem nenhum tipo de vínculo são realmente corajosos. Este despreendimento do direito de cobrar por utilizar um produto derivado do trabalho, e neste casos, de trabalhos de altíssima qualidade, são uma nova forma de interpretar o valor da informação na Internet. As vezes vale mais uma informação ser utilizada e ter aplicabilidade e utilidade do que servir para apenas uma unica finalidade ou as vezes, nem isso.
A ideia de idstribuir abertamente imagens de excelente qualidade para serem utilizadas por designers do mundo inteiro é uma ótima forma de dar vida ao trabalho fotografico que passa a ser propriedade praticamente do mundo em termpos de utilização, aplicabilidade e design.
Estão de parabéns o pessoal da Unsplash!