Formulários para seu WordPress

Como muitos de vocês vão descobrir, o WordPress é uma ferramenta de blogging que chega a ser conciderado um CMS quase completo. Essa capacidade enorme de opções existe graças aos plugins que  a comunidade do WordPress desenvolve e disponibiliza em sua grande maioria gratuitamente.
Isso significa que você pode através da implementação de divérsos plugins aprimorar seu site em WordPress, e não há limites para o que você pode criar.

Uma das ferramentas que acredito ser necessária em todos os sites são os formulários.
Primeiro porque se você colocar seu endereço de email publicamente em um site na internet, o resultado será centenas de mensagens SPAM por dia.
Segundo porque a pessoa que está te escrevendo vai precisar copiar teu endereço de email para então abrir um programa de email ou webmail para poder te escrever.

Os formulários evitam estes dois problemas, ao colocar um formulário no seu site na opção de contato você evita informar seu endereço de email publicamente, o que já é uma vantagem, e segundo você permite que diretamente do seu site o visitante ou cliente consiga entrar em contato diretamente contigo sem precisar abrir nenhum programa adicional.

Sem dúvidas deve exister vários plugins de formulários para WordPress, mas o que eu mais gosto e em breve explicarei os motivos, é o CFORMS.
No dia deste post a versão mais recente do CFORMS é 11.5, mas é com frequencia que este plugin recebe atualizações, portanto é sempre bom ficar ligado.

O CFORMS é um plugin completo no que se trata de criar formulários.
Com o cForms é possível gerar quantos campos forem necessários, então você pode criar vários tipos de formulários, e não só aquele padrão simples de formulário para contato.
Se você quer que as pessoas preencham um formulário mais complexo para uma solicitação de serviço, ou pedido de orçamento, com o CFORMS isso é possível de forma fácil.

Você pode tambem querer lançar promoções em seu site, neste caso, o CFORMS novamente é ideal pois ele permie que você determine a data de inicio de utilização e finalização, ou seja, você pode programar o dia em que o formulário da promoção entra no ar e sai do ar.
Além disso, você pode tambem determinar até o numero máximo de pessoas que podem se cadastrar, dependendo da promoção isso pode ser muito útil. Os primeiros 100 a preencherem podem ser os sortudos de sua promoção, e com o CFORMS isso se torna possível de forma automatizada.

O sistema permite ainda que você determine validação de email, assim como determinar se um campo é obrigatório ou não.
É possível ainda fazer ajustes no texto e mensagens de erro e de confirmação, além de determinar para qual endereço de email a mensagem do formulário deve ser enviada, isso é extramemente util quando existem várias pessoas que precisam receber os dados, ou dependendo do tipo de dado, deve ser enviado para um departamento ou outro.

As possibilidades com o CFORMS são bem abrangentes, e você inclusive direcionar a pessoa para uma página específica após o preenchimento, além de poder enviar os dados preenchidos do formulário para algum outro sistema de captação de dados, como por exemplo algum CRM administrador de newsletters.

É possível criar multiplos formulários, e até mesmo opções de visual estão disponíveis.

Para baixar o plugin acesse o endereço abaixo:
http://www.deliciousdays.com/cforms-plugin/