Formatar cor em texto pode gerar problemas de visualização

Oi amigos e amigas!
Quem já teve a oportunidade de trabalhar comigo em algum projeto web, já entende sobre o assunto que vou tratar hoje, e se este for o caso, peço que mesmo assim leiam e compartilhem com seus amigos.

Na atualidade é extremamente fácil escolher uma ferramenta de publicação de conteúdo. Existem várias ferramentas disponíveis gratuitamente na internet que possibilitam que qualquer pessoa que tenha acesso a Internet possa se cadastrar e em poucos minutos iniciar a publicação de conteúdo através deste novo canal.

Percebam que eu utilizei a palavra Canal, isso foi proposital para que possamos refletir no que significa um canal na Internet. Quando publicamos alguma coisa em alguma ferramenta web, estamos naverdade gerando um Feed RSS de um canal de informações. Este feed gera uma linha do tempo com todas as informações que são transmitidas, as vezes exibindo apenas um resumo, ou em muitos casos, o conteúdo completo.
Então estabelecemos que um site na web, independente de ser domínio próprio, sub dominio, pasta, conta, perfil, ou seja o que for, é acima de tudo um Canal de transmissão de informações.

Agora, vamos analisar quais as informações que são realmente transmitidas neste canal.
Podemos identificar vários formatos de arquivos, incorporações de vídeos, mas, quando se trata da mídia, imagens, audio e vídeo, já existem aplicativos capazes de gerenciar estes arquivos, ou no caso de conteúdo incorporado, capazes também de gerenciar a grande maiora das opções.

O que resta além dos arquivos e opções de mídia é o texto. Este sim é o maior potencializador de seu site. Não porque é nele que você vai escrever suas palavras chave, e sim porque este texto vai ajudar a várias pessoas decidirem se vão ler o conteúdo ou não. O texto de seu web site é além da principal informação que é indexada por sistemas de busca e diretórios, ele é  também  parte do conteúdo que é retransmitido através do Feed do seu canal.
Estabelecemos então que o texto quando ele é elaborado, o(a) autor(a) ou o(a) editor(a) precisa ter estas duas perspectivas. Uma editração legal para o próprio site, mas ao mesmo tempo compatível com a retransmissão.

Os editores WYSIWYG são uma ferramenta super importante na formatação de texto web e maioria dos sites possuem em seu sistema CMS esta ferramenta, e nela geralmente todas as opções de formatação que estou mencionando neste post estão presentes.

Em primeiro lugar, a formatação do texto precisa ser dinâmica. Ir direto ao ponto pode ser uma boa opção (e eu estou chegando no ponto, só mais um pouco...), tornar partes do texto destacado com itálico, negrito e underline são as melhores opções para fazer o destaque em qualquer ponto do texto, sem contar que existem também as opções de títulos.

Além de tornar o texto atraente para o visitante que acessa o seu site, você também precisa se preocupar com o pessoal que recebe as atualizações através de algum agregador ou alguma rede social. Independente do local que o seu leitor estiver recebendo seu conteúdo, ou até mesmo a plataforma em que ele estiver acessando, as chances são bastante grandes de que em maioria destas plataformas e aplicativos existam possibilidades de configurar as telas dos usuários para ficarem com suas cores preferidas, ou escolher algum tema. Estes temas podem ter as mais variadas cores. Acredito que todos concordam comigo quando digo que é virtualmente impossível prever e determinar todas as opções de visualização do conteúdo que é publicado na Internet, e justamente por este mesmo motivo, se torna impossível tentar prever e fazer ajustes específicos para cada aplicativo.

Quando você gera um conteúdo que possui formatação no texto, é sempre importante lembrar que esta formatação que você especificou para ficar legal la no seu site, pode não estar tão bacana assim no site do seu amigo blogger que colocou seus updates para dar uma  força e talvez pior ainda em um agregador como o Google Reader.

 

A solução porém é muito simples. Basta evitar utilizar elementos que restringem o conteúdo, como por exemplo, tamanho de fonte, fonte específicada, cores nas fontes.
Estes elementos podem ser conflitantes com o padrão visual do usuário final que esta recebendo suas atualizações através de algum aplicativo agregados.
Felizmente existem opções de formatação que são universalmente aceitas, como citei acima: O negrito, itálico, sublinhado, e os títulos. Estas opções são mais do que suficientes para destacar e formatar o texto, e elas asseguram que seu texto terá uma formatação eficiente em todos os locais onde ele for retransmitido, pois maioria dos sistemas tem uma configuração padrão para estas opções, e é possível se esperar resultados similares ao original e sem surpresas.

Se você um dia publicou um texto no qual você coloriu o texto, e alguém reclamou, não deixa passar desapercebido, e faça ajustes, avise sua equipe de publicação.

O importante é saber que é um erro comum e acontece com inclusive empresas especializadas em conteúdo digital como vimos acima no exemplo do vídeo.

Se alguém quiser contribuir com mais alguma dica de formatação ou estiver com uma dúvida específica, por favor comente abaixo. Acho bem importante que os sites tenham a melhor chance de expor seu material e informações de forma eficiente na internet.