Ferramenta que substitui o Dreamweaver para Ubuntu Linux - Aptana

Um dos programas mais úteis para o desenvolvimento web é o Dreamweaver, ferramenta da antiga Macromedia que foi adquirida pela Adobe e adicionado ao seu seleto grupo de programas como o Photoshop.
O grande problema em utilizar o Dreamweaver é que ele só roda no Windows ou no OsX. Para a crescente quantidade de pessoas que utiliza Linux, existe todo um processo de instalação, complicado e que nem sempre funciona fácilmente com o Wine ou com o Play on Linux que são emuladores de Windows para Linux.
Felizmente existe um aplicativo para Linux que tem praticamente todas as opções do Dreamweaver. Para mim este é um dos aplicativos que fácilmente substituiria o Dreamweaver para os usuários Windows que querem migrar para o Ubuntu mas acabam não migrando por causa do Dreamweaver.
Aptana é um IDE que tem diversas bibliotecas de linguagens de programação, facilitando a programação colorindo o texto facilitando a vida do programador. Ele é baseado no Eclipse mas tem funcionalidades aprimoradas.
Com a configuração correta é possível fazer os projetos web serem testados no navegador automaticamente, e no caso de navegadores como o Chrome é possível inspecionar os elementos de programação também. Uma das mais úteis funcionalidades é o sistema de conexão imbutido, que permite conexão  ftp e sftp, tornando fácil o gerenciamento de arquivos, editando e enviando eles diretamente para o servidor de testes online.

aptana

O Aptana é gratuito e pode ser fácilmente instalado em seu computador.

Basta baixar o arquivo e descompactar em seu computador. Pronto ele já estará funcionando.