FBI tem mais de 100 milhões de dolares em Bitcoins

Bitcoins é uma moeda digital que tem se tornado aamplamente utilizada na Internet. Por não ter pais de origem e ser uma moeda totalmente digital, o Bitcoin não tem taxa para compras entre vendedores e compradores de paises diferentes.

Em Setembro o FBI fechou o Silk Road, que era um local online para compra e venda de drogas e confiscou as Bitcoins que pertenciam ao Dread Pirate Roberts, que era o operador do sistema de comércio eletrônico, quem o FBI diz ser um homem americano chamado Ross Ulbricht.
Neste momento o governo americano controla mais de 140 mil bitcoins que estão armazenadas em um endereço onde está maioria das bitcoins do Silk Road. Estas 144 mil bitcoins hoje estão valendo em torno de 100 milhões de dolares, e previamente o FBI já havia interditado outro endereço capturando aproximadamente 30 mil bitcoins, que hoje vale em torno de 20 milhões de dolares.

bitcoins

Estas apreensões não fazem do FBI o maior dono de bitcoins do mundo, este título ainda é do inventor da moeda Satoshi Nakamoto. Foi feita uma estimativa de que Nakamoto teria minerado 1 milhão de bitcoins nos primórdios da era bitcoin.

Satoshi guarda sua fortuna em uma variedade de endereços, maioria deles contendo apenas 50 bitcoins. Apesar de ser um pesadelo logístico, é uma forma de assegurar sua riqueza em caso de perda de acesso a um dos endereços ou ate mesmo um endereço ser hackeado, nem tudo estará perdido.

 O Universo Bitcoin está expandindo

O universo dos Bitcoins tem expandido nos último ano mas o número total de pessoas que possuem pelo menos uma Bitcoin no planeta é ainda bem pequeno. Menos de um quarto de milhão de pessoas. Hoje é estimado haver em torno de 246 mil endereços com pelo menos uma bitcoin, mas muitas pessoas mantem suas bitcoins em mais de um endereço. Ano passado haviam soente 159,916 endereços.