Explicando a queda do interesse nas lives

O Google divulgou recentemente que as lives estão em queda, chegando a ter 70% menos público e procura no último mês.
Isso já era de se esperar pois a produção em massa de lives é um trabalho complicado quando não se tem de fato conteúdos exclusivos e novos para se abordar.  Independente de serem conversas ou lives musicais, não ter conteúdo novo, acaba sendo um problema.
Outro problema visível é que nem todas as lives tem uma divulgação, ou seja, elas não são comunicadas com uma antecedência que permita que outra pessoas se organizem e se programem para assistir, e isso pode causar um problema, tendo como público unicamente quem estiver online. Até mesmo os horários de produção das lives é algo competitivo, pois muitas pessoas procuram fazer lives justamente nos horários de pico de pessoas online com a esperança de angariarem um público cativo maior porém é claro que a concorrência acaba sendo enorme uma vez que existem dezenas de outras lives sendo transmitidas ao mesmo tempo.

 

Um fato que acabei não mencionando no vídeo mas que também é fundamental em lives é a interação com o público. As pessoas as vezes fazem as transmissões de suas lives e ignoram completamente o público, ou seja, a grande vantagem de se estar podendo interagir com a pessoa que está transmitindo ao vivo é ignorada pela pessoas que está transmitindo, e que causa frustração por parte do público.

Como expliquei no vídeo, muitas vezes é melhor buscar desenvolver uma gravação e fazer uma boa edição do material, permitindo cortes e otimização do conteúdo, e depois transmitir este conteúdo já pronto e produzido em formato de live, assim como fazem as emissoras de televisão, que estão constantemente transmitindo um sinal, porém o conteúdo transmitido é editado e pré produzido. Até mesmo os jornais de noticiário são em grande parte produzidos com antecedência, portanto, deixando o ao vivo unicamente para conteúdos e informações inéditas.
Espero ter ajudado e dado alguma visão ou alguma ideia nova para você que está buscando obter melhores resultados com suas produções e distribuição de conteúdo.