Exibir o número de acessos em seu site

Será que o número de acessos que seu site tem realmente pode causar uma boa impressão para os seus clientes? Será que isso realmente importa no momento de oferecer um serviço ou produto?

Dependendo do tipo de site que você tem, o número de acessos é totalmente desnecessário para que o cliente deseje ou não adquirir um produto ou serviço. Cada nicho tem suas peculiaridades, e nem sempre o fato de ter um volume excessivo de clientes é sinal de um produto de qualidade.

Do ponto de vista estratégico, o número de acessos do site não tem valor positivo algum, pois não é necessariamente o volume de acesso que determina o sucesso do site, e sim os outros elementos agregados a este volume que podem significar alguma coisa.
Se você oferece um serviço local em Porto Alegre, e o seu site tem 1 bilhão de acessos de São Paulo, enquanto é muito bom ter um número grande de interessados acessando seu site, se o número de acessos de sua própria cidade não for grande, a quantidade de conversões em clientes será bem menor em comparação ao número total de acessos do site.

É também incorreto supor que todas as pessoas irão acessar a capa do site, e é muito comum as pessoas entrarem em seu site através de outras páginas internas do site que lidam com o conteúdo que as pessoas estão pesquisando. Contabilizar os acessos individuais por páginas fazem mais sentido do que tentar contabilizar os acessos gerais.

Eu sinceramente não acredito que exibir o número de visualizações em seu site possa fazer qualquer diferença positiva na percepção dos dos visitantes de seu site, este tipo de informação deve ser resguardada e utilizada apenas para analise interna no momento de efetuar uma gestão estratégica de posicionamento e interpretação de dados.

Se você quer exibir dados legais e cativantes para seus visitantes, você pode optar em exibir dados diferenciados, como por exemplo o número de pessoas online em seu site, este tipo de informação varia sempre e pode entreter o visitante sem entregar nenhuma informação mais delicada, ou informar as páginas e conteúdos mais visualizados, ou até mesmo a variedade de localidades que acessam seu site.

Quando você for disponibilizar qualquer tipo de informação sobre sua empresa, pense sempre se a informação é necessária ou não para uma conversão, pois os clientes nunca acessam um site porque ele é muito acessado e sim pela qualidade da informação que nele está disponibilizado. Ter uma quantidade de acessos maior vai depender do tipo de procura que tem pelo tipo de informação que você disponibiliza.
Se você oferece algo que somente uma fração mínima das pessoas precisam, o número de seus acessos podem até ser pequenos, mas se você é o único com este produto, o percentual por conversões é grande e é isso o que realmente importa.