Estatísticas através de plugin para WordPress

Todo mundo que tem site de alguma forma ou outra utiliza algum tipo de visualização das estatísticas de seu site. Seja através de ferramentas do próprio servidor , como o AwStats do cPanel ou ferramentas de terceiros como o Google Analytics do Google.
A utilização de ferramentas de análise de acessos é tão difundida na comunidade de desenvolvedores de temas para WordPress que muitos temas já possuem um campo criado especificamente para inclusão de códigos de monitoramento.

Os desenvolvedores do WordPress criaram um plugin que funciona como uma mini plataforma interna com várias opções disponíveis para serem ativadas. Uma das funções deste plugin é uma ferramenta avançada de captação de dados de acesso.

É possível verificar de forma fácil e com dados avançados, as estatísticas de acesso do seu site nos formatos diários, semanais, e mensais.
Dentro de cada opção uma quantidade maior de opções aparecem, exibindo dados avançados como por exemplo de onde estão vindo os acessos, e até mesmo quais os links do seu site que foram mais clicados.

É claro que como toda ferramenta de captação de dados que opera de forma remota, nem todos os dados são efetivamente indexados, da mesma forma como é com o Google Analytics, porém, o plugin do WordPress é diferenciado principalmente por estar presente dentro da própria interface de administração do web site.

Além disso você pode determinar quais as categorias de usuários podem ter acesso às estatísticas do web site, como por exemplo, autores, colaboradores, etc.

Para poder utilizar a ferramenta você precisa ter cadastro no WordPress.com, e ao ativar o plugin, você será convidado a efetuar login em sua conta no WordPress.com, somente após este login configurado é que os aplicativos do plugin se tornam ativos e disponíveis para serem utilizados.

Para fazer download do Jetpack, por favor clique no URL abaixo:

http://wordpress.org/extend/plugins/jetpack/

 

Além da opção de estatísticas o Jetpack oferece uma variedade de alternativas para o site como por exemplo botões de compartilhamento para redes sociais, e está incluso o botão do Facebook, Google Plus, Twitter, LinkedIn entre outros.
Você pode determinar a ordem de aparição, e até mesmo se deseja que os plugins apareçam dentro de páginas, posts e listagens.

Existem opções de encurtamento de URLs, ferramentas de Backup, ferramentas de correção ortográfica, e até opções que dão destaque para os Autores do site através de Hovercards do Gravatar.

Uma das opções do Jetpack é disponibilizar a ativação de envio por email, das atualizações do site, mas cuidado como você configura isso para que seus leitores não achem um saco receber emails toda hora sobre atualizações.

Eu decidi focar este post na opção de estatística pois é fundamental poder saber rapidamente se as suas ações estão trazendo resultados, entender e interpretar estes resultados, e posteriormente poder planejar novas ações similares as que foram validas.
O Jetpack pode não ser uma ferramenta "completa", principalmente do ponto de vista de personalização, mas é uma maneira interessante de obter mais dados sobre o seu site e o seu conteúdo aos olhos dos visitantes.