Enxurrada de novidades nas redes sociais

Quem usa várias das ferramentas (Twitter, Facebook, Google Plus, StumbleUpon, etc), deve estar percebendo uma mudança na organização das redes sociais depois da entrada do Google Plus, já era de se esperar, uma vez que a ferramenta do Google tem elementos similares a de seus concorrentes, então  os concorrentes também estão agora anunciando novas ferramentas, novas opções.

A competição por disponibilizar as melhores opções de interatividade para os usuários parece ser chave mas ao mesmo tempo tem aquele velho sentimento de que é um projeto totalmente inacabado, uma experiência. As redes sociais estão em um emaranhado de copia de idéias e novas alternativas para velhos problemas, mas no final, cabe ao usuário usufruir destas estruturas da melhor forma possível.

O problema é querer as vezes acompanhar todas as novidades de forma consistente para poder utilizar as redes sociais de forma mais eficiente em se tratando de um usuário comum, aquela pessoa que acessa a Internet por 2 horas diárias, sabe? Este está cada vez mais alienado frente a tantas mudanças e isso pode ser preocupante para as redes no momento em que elas precisam dos usuários ativos para se justificarem.
Com o Twitter foi fácil, a regra é reta e direta, toscamente simples.
140 caracteres, você segue quem voce quiser, e quem quiser te seguir te segue.
Mas agora, até mesmo o Twitter pode se tornar complexo, com as hashtags, as opções de interatividade com vídeo, imagens, sorteios, indicações, propagandas, verificações, fakes e tudo mais.

Agora as novas redes e as redes que ainda estão de pé estão em busca de alternativas para cativar os usuários com aplicativos, opções, e no final, esta avalanche de opções e sugestões podem parecer assustadoras para os usuários comuns.
As redes sociais são uma forma importante de comunicação, e apesar das novidades serem super interessantes, a cautela em espalhar as informações necessárias também deve ser redobrada. As redes não podem deixar seus usuários mais novos pra trás.

Pelo menos não podemos reclamar, pois opções é o que não faltam! Uma vitória de criatividade, sem dúvida. Tomara que, com tudo isso, o usuário comum possa participar mais e se integrar mais com outras pessoas e outras idéias.