Entrevista exclusiva com Diego Onishi - criador do Recorde.ME

O aplicativo Recorde.ME é uma ferramenta em português que tem como objetivo facilitar a vida de quem precisa salvar links remotamente. O sistema tem diferenças em relação a outros sistemas com funções similares, e para descobrir mais sobre as funcionalidades do site, fiz algumas perguntas por e-mail ao criador do site Diego Onishi, que me respondeu prontamente.

O sistema além de proporcionar uma ótima ferramenta para salvar favoritos, também permite o compartilhamento de links, ideal para quem quer compartilhar de forma diferenciada conteúdo, links e informações.

Enquanto sites americanos que oferecem este serviço de forma comercial, a ferramenta criada por Diego Onishi é 100% Brasileira e gratuita.

Fica aqui nossos parabéns ao Diego por sua atitude inovadora e empreendedora, e pela dedicação em responder minhas perguntas prontamente, mesmo com seu tempo escasso.

Desde que me cadastrei, o sistema sofreu alterações, e estas foram informadas a todos os usuários, o que demonstra uma preocupação com o usuário final que nem sempre encontramos em sites estrangeiros.

 

Diego, por favor faça uma apresentação sua e sobre o seu site para nossos leitores:
É sempre bom ouvir a explicação diretamente do criador. 

Olá leitores da Revista Internet. Meu nome é Diego Onishi, tenho 23 anos e sou bacharel em Direito. Meus estudos em linguagens de programação começaram em fevereiro de 2010, época em que surgiu meu primeiro projeto: o mosaicca. Daí para frente eles se tornaram mais frequentes e a atividade de programar se transformou em um hobbie. Novas idéias sempre estão surgindo, e a mais recente delas é o recorde.me, uma ferramenta alternativa aos existentes serviços de favoritos online.

Como surgiu a idéia de criar o site?

A idéia surgiu com minha constante necessidade de salvar coisas que achava interessante. De início, como a maioria das pessoas, eu adicionava os sites aos favoritos do navegador. Porém, dois problemas primordiais podem ser identificados: 1) os favoritos ficam salvos apenas no navegador que você esteja usando;
2) a organização de favoritos no navegador não é tão atrativa.

Na maioria das vezes salvamos muitas e muitas coisas, mas depois não as encontramos mais, não tanto pela grande quantidade de itens, mas sim pela falta de recursos de pesquisa.

 

Tomando por base os três principais navegadores utilizados atualmente (Firefox, Chrome e Internet Explorer), pude fazer algumas observações:

I) O Internet Explorer possui um sistema de favoritos prático de se utilizar, porém o sistema de descrição e anotações não funciona, o que dificultaria uma pesquisa. A versão mais recente conta com o recurso de web slices, para que você possa acompanhar as atualizações de um "pedaço" de determinado site. Pode ser tratado como um feed de área específica. É um recurso que, na minha opinião, não será utilizado pela grande maioria;

II) O Firefox também possui um bom sistema de favoritos, com tags, palavras-chave e descrição, o que ajuda na hora da pesquisa. Possui sistema de sincronização;

III) O Chrome tem um sistema de gerenciamento de favoritos também muito prático, porém não permite adicionar tags ou descrição. Possui sistema de sincronização.

 

Analisando os dois problemas colocados acima, podemos ver que ao primeiro, dois dos navegadores apresentam soluções. Mas apesar de prática, a sincronização exige que você utilize o mesmo navegador em todos os computadores ou dispositivos móveis, além de certas configurações para o seu funcionamento; ao segundo problema, apenas o Firefox apresenta solução, pois possui recursos que possibilitam uma melhor organização e localização posterior do que foi salvo.

 

Pensando nessas situações, cheguei à conclusão de que seria melhor ter um sistema que não dependesse do navegador utilizado e que dispusesse de um mecanismo de organização eficiente. O projeto começou a ser desenvolvido a partir disso.

 

Para que público você desenvolveu o sistema?

 

Eu pensei em fazer da ferramenta a mais simples possível, sem deixar a eficiência de lado. Quero continuar implementando recursos e melhorando os já existentes de maneira que todos - do usuário básico ao mais avançado - possam tirar o máximo proveito de todo o sistema.

 

 

Muitos sistemas de recomendação de links como o Digg, Delicious, Stumbleupon entre outros utilizam os links para agrupar pessoas com interesses em comum, como são tratados os links inseridos pelos usuários do Recorde.me?

 

O recorde.me trabalha com pastas, links e uma página pública. A página pública é o local de compartilhamento das pastas e links de um usuário e depende estritamente das configurações de privacidade destes. As pastas e links podem ser:

a) privados - ficam visíveis apenas ao usuário;

b) públicos - ficam visíveis a quaisquer visitantes da página pública. Portanto, se o usuário não tiver interesse em divulgar o que ele salva, tem a possibilidade de ter apenas pastas e links privados. Por outro lado, se ele quiser divulgar aos amigos os links para as coisas que ele acha interessante, pode fazê-lo através da página pública, desde que tenha pastas e links configurados como públicos.

 

O usuário que queira divulgar seus links salvos ainda tem a possibilidade de definir senha para suas pastas e, desta forma, restringir sua visualização às pessoas de sua confiança.

 

Página pública de perfil no recorde me

 

Existem muitos spammers que se utilizam de oportunidades de incluir links para enviar spam e vírus. Como o Recorde.me está lidando com esta dificuldade?

 

O recorde.me é por padrão um lugar de links privados, ou seja, o que as pessoas salvam fica visível apenas a elas. Diante disso e prezando-se pela liberdade, é possível que as pessoas salvem links para executáveis, imagens, arquivos compactados e etc, e da mesma forma, é possível que elas tornem tais links públicos, ou seja, visíveis a todas as pessoas (desde que a pasta pública não exija uma senha). Porém, essa visibilidade é dada apenas nas páginas públicas, não sendo possível a um usuário que insira links de confiabilidade duvidosa afetar os demais usuários direta e automaticamente. Não há outro meio de propagação que não o recurso citado. Apesar de o recorde.me contar com um mecanismo de obstrução de códigos maliciosos, o usuário visitante das páginas públicas deve ter a cautela de clicar apenas em links de pessoas que ele conheça ou que tenha confiança, tal qual deve ocorrer em qualquer site da internet.

 

Assumir um comportamento preventivo é a melhor forma de poder usufruir de tudo o que a internet nos proporciona. Aliás, a grande maioria dos navegadores, trabalhando juntamente com programas que também fornecem Internet Security (caso do ESET, McAfee, Norton e outros), são capazes de bloquear o acesso de sites maliciosos ou execuções automáticas de scripts perigosos.

 

Existe algum tipo de filtro para sites com conteúdo adulto, ou palavras de baixo calão?

 

Atualmente não há nenhum filtro neste sentido, justamente pela questão de dar liberdade ao usuário para que salve links de seu interesse. Isto se aplica ao âmbito privado. Caso o usuário divulgue em sua página pública conteúdos que por si sós constituam crime ou vão contra os costumes, estará agindo em desacordo com os termos de uso e terá sua conta excluída.

 

 Apesar do site ser nitidamente Brasileiro, usuários de outros lugares do planeta podem acessar o site?

 

É possível às pessoas de outras partes do mundo acessarem o site. Porém, o único idioma disponível atualmente é o Português do Brasil.

 

 

O que o futuro reserva para os usuários do Recorde.me?

 

Novas possibilidades estão sempre sendo estudadas no intuito de disponibilizar as melhores condições de uso da ferramenta. Quero que as implementações proporcionem aos usuários a melhor experiência possível em favoritos online.

 

Mais uma vez, agradeço aqui ao Diego por sua dedicação e parabenizo pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo.

O Recorde.ME está em Beta e já tem usuários do Brasil inteiro participando.
Se você não conhece a ferramenta ainda, fica aqui o meu convite para acessar e se cadastrar.
Quem quiser conferir a minha pagina pública no Recorde.Me é só acessar o link abaixo:

http://recorde.me/p/riclops/Geral

 

Se você já tem um perfil no Recorde.me comente abaixo e compartilhe seu perfil público!