Entrevista com Autor do livro Ruby On Rails - Rodrigo Urubatan fala sobre a livro

Ruby on Rails é uma linguagem que vem gerando bons resultados nos projetos em que é aplicada.
Hoje com a expansão da linguagem no Brasil já podemos contar com livros Brasileiros ensinando a programar com Ruby on Rails.
Tive o prazer de conhecer o Rodrigo Urubatan em um debate sobre linguagens de desenvolvimento alguns meses atras e Rodrigo além de participar ativamente do debate se demonstrou profundo conhecedor do ofício de desenvolvimento web e de linguagens de programação.
Temos o prazer de fazer algumas perguntas para Rodrigo Urubatan Ferreira Jardim que recentemente lançou um livro didático que promete ensinar de forma fácil a programar utilizando o Ruby on Rails. O livro já está em sua segunda edição.

urubatan

Antes de responder as perguntas, só queria registrar que o prazer é meu de poder responder algumas perguntas, e espero que possa ajudar aos leitores, se alguém quiser entrar em contato para mais perguntas, pode usar o formulário de contato do meu blog, que responderei o mais rápido possível.

Urubatan, agradeço muito pela oportunidade de te fazer algumas perguntas para o nosso site. Como você ingressou no mundo da programação?
Foi por acaso na verdade, eu era estagiario de eletrônica e estava um pouco cansado do tipo de trabalho, o pessoal para quem eu trabalhava precisava de um programador, eu disse que programava em VB (eu tinha feito um curso, mas não tinha aprendido quase nada), eles disseram que precisavam de alguem que programasse em Delphi, eu peguei emprestado um CD do Delphi II, comprei no caminho para casa o livro “Delphi II a Biblia” do Marco Cantu, e prometi que na semana seguinte eu teria aprendido a programar em Delphi.
Isto aconteceu no final de 1996 ou inicio de 1997 não tenho certeza agora, mas foi assim que comecei a programar, e como prometi para eles, na semana seguinte eu programava, dei muita sorte de não ser um trabalho do tipo arrastar e soltar componentes, minha primeira tarefa foi criar uma biblioteca de componentes para facilitar o desenvolvimento de aplicações supervisoras (que se comunicam com hardwares diversos pela porta serial para monitorar algum tipo de equipamento utilizado normalmente em fabricas).

livro-ruby-on-rails
Como surgiu a ideia de lançar um livro sobre Ruby on Rails?
Desde o tempo que programei em delphi, eu comecei a escrever alguns livros, mas nunca terminei nenhum. Acredito que por causa do meu blog, que no momento anda parado demais, o pessoal da Novatec entrou em contato comigo perguntando se eu queria escrever um livro sobre Rails. Eu aceitei a empreitada, montei a proposta de livro, eles gostaram e me forneceram a única coisa que faltava para que eu terminasse de escrever um livro. Um prazo 😀

Você já programou com outras linguagens? Como você compara elas ao Ruby?
Comecei com Delphi, depois C++, Visual Basic, PHP, Cold Fusion, Assembly, Power Builder, Java, Ruby e recentemente Python.
Cada linguagem tem suas vantagens e desvantagens, cada uma tem um proposito, e algumas tem uma grande area de convergencia deste proposito.
O Ruby tem muitas coisas semelhantes ai Python, algumas semelhantes ao Java. A comunidade Ruby de hoje me lembra bastante a comunidade Java de 10 anos atras, mas falando da linguagem, Ruby é acho que, a linguagem mais flexível que eu já programei, é possível criar DSLs poderosas de forma bastante fácil, e isto é o que me egrada na linguagem.
Mas os frameworks, e principalmente o Rails está ficando tão pesado e complexo quanto a maior parte dos frameworks Java, o que faz o ambiente perder parte da simplicidade que eu gosto tanto 😀

Para quem se destina o livro? Um iniciante pode aprender a programar com o livro ou existe algum pré requisito que vocÊ considera importante?
O Livro é para quem quer aprender a programar em Rails, não precisa saber Ruby, mas não é um livro para quem nunca programou, fiz o livro pensando em alguem que tem um cursinho de lógica de programação e conhece desenvolvimento web.
Não existe explicação sobre o que é HTML, como funciona um servidor WEB, o que é DNS, mas existe um capitulo de introdução a cada uma das linguagens envolvidas, ou seja, no livro é possível aprender alem do Rails, Ruby, SCSS e CoffeeScript.

O livro é focado em desenvolvimento, um nicho que está sempre em expansão. Que dicas você pode dar para quem quer aprender a desenvolver aplicativos para a web?
Comece com Rails, mas não pare com ele, não existe uma ferramenta para resolver todos os problemas, aprenda diversas formas de fazer aplicações web e mobile, pois acredito que o futuro esta no mobile e na web.

Você divulgou em seu blog que esteve dando palestra recentemente sobre o Ruby. Quem quiser receber sua palestra, como deve proceder?
Quem quiser uma palestra ou treinamento comigo pode entrar em contato pelo email contato@urubatan.com.br, posso falar de Rails ou de uma gama de outros assuntos relacionados a desenvolvimento de software, normalmente focando mais na tecnologia.

O livro Ruby on Rails já está em sua segunda edição, nesta segunda edição houve algumas modificações ou melhorias com relação a primeira?
O livro foi totalmente re-escrito, com novos exemplos, focando mais no passo a passo do rails, em como as coisas funcionan. Diminui um pouco o TDD por que achei que estava prejudicando desviando o foco do assunto principal que é o Rails.
Adicionei mais conteúdo e apendices com referências sobre os novos recursos do Rails 3, como SCSS, CoffeeScript, tags de formulário, …
E nesta versão também tem diversas entrevistas com grandes nomes do RoR, como o Fabio Akita, o DHH (Criador do Rails), Eustaquio Rangel, ...

Como você vê o Ruby on Rail atuando dentro do mercado de desenvolvimento Mobile?
Ruby on Rails não tem um papel direto para desenvolvimento Mobile, são propostas diferentes, pelo menos em minha opinião. O Rails é perfeito para desenvolvimento Web, e pode ajudar muitas empresas a terem sites mobile disponíveis, mas isto não é exatamente desenvolvimento Mobile, que na minha opinião é o ato de desenvolver aplicações que irão rodar dentro dos dispositivos moveis, e neste cenário o Rails não atua, o Ruby por outro lado pode ser utilizado, mesmo tendo uma presença fraca, existem soluções como a RhoMobile que permitem a utilização de Ruby para desenvolver aplicações mobile.

Como as pessoas podem adquirir este livro e como elas podem se manter atualizadas com relação ao seu trabalho?
O Livro esta disponível nas melhores livrarias, mas pode ser adquirido com desconto no site da propria Novatec seguindo o link: http://bit.ly/VVFkbB
Para se manter atualizado sobre meu trabalho, podem me seguir no twitter: @urubatan e acessar o blog, que vai voltar a ativa em breve e com bastante novidades: http://www.urubatan.com.br

Rodrigo, nós do Revista Internet agradecemos por ter cedido seu tempo precioso para responder as nossas perguntas, ficamos todos muito felizes de poder contar contigo para a entrevista e ajudar os nossos leitores a conhecerem um pouco mais sobre esta linguagem que é tão prática e interessante.
Então pessoal, fica a dica de uma boa leitura para este final de férias!