Entender a internet faz a diferença.

Quando a gente fala com o pessoal das empresas, a gente percebe que maioria das empresas não tem uma compreensão do que é a internet. Na verdade, só de ver uma grande quantidade de sites podemos ver como a grande parte das empresas estão mal posicionadas, ou estão literalmente queimando o filme na internet.

Isso acontece principalmente porque quem desenvolve sites não tem uma compreensão total sobre a internet, em grande parte, muitos dos desenvolvedores web são iniciantes, ou começaram agora, nem chegaram a ver o mundo sem Google, ou acabaram de sair de um curso básico de desenvolvimento. Os cursos oferecidos, apesar de instruírem com ferramentas e informações interessantes, no geral, não servem para treinar um profissional a desenvolver qualquer tipo de site.

A verdade é que só depois de um bom período de experiência um profissional da web pode se considerar maduro para pegar vários projetos de diferentes portes e objetivos e conseguir atribuir elementos que garantam o sucesso do mesmo.

Um web site possui tantas facetas que dificilmente é possível aproveitar todas as oportunidades da internet sem um entrosamento forte entre a empresa dona do site e a equipe de desenvolvimento. É preciso estar presente como empresário em todas as fases do site, entender porque ele é desenvolvido como é, e entender as ferramentas, pois um web site bem desenvolvido pode fazer a diferença total na estratégia de uma empresa.

Quantas vezes já vi empresas com sites bons, mas sem a agilidade e atividade necessária para assegurar o sucesso do mesmo. As vezes, empresas que solicitam site, pensam que só precisam assinar um cheque e acabou, quando na verdade, este é o maior erro que elas poderiam estar fazendo.

A constante comunicação entre a empresa dona do site e a empesa que desenvolve o site assegura que o site permaneça atualizado com as tendências do mercado digital, ao mesmo tempo assegura que a empresa dona do site possa usufruir do mesmo de uma forma mais consistente e assegurar uma presença mais forte na internet.

Estar presente hoje na internet exige bem mais esforço por parte das empresas só pelo fato da concorrência ser muito maior. Não adianta só ter um site bonito, não adianta só registrar o domínio e colocar seu logotipo, e também não adianta esperar que uma empresa de desenvolvimento web faça milagres, pois como sabemos, milagres não existem.

Quando se contrata uma empresa de web para desenvolver um site, o mínimo que se espera é ter um resultado, mas, dependendo de como se age sobre este site, os resultados podem ser diferentes.

A primeira coisa a entender é que um site é praticamente um organismo vivo, onde o conteúdo, os elementos do site, e a comunicação envolvendo o mesmo, são totalmente interligados e precisam estar em permanente manutenção.

Até mesmo uma simples instalação de um WordPress ou um phpBB precisam de manutenção, devido a grande quantidade de atualizações.

Talvez este seja o diferencial mais acentuado entre sites que dão certo e sites que ficam parados no tempo.