Empty Force - Tecnica de arte marcial de mentira

Para muitos que acreditam em poderes sobrenaturais e humanos com poderes de controle o EFO (Empty Force) pode parecer a técnica de arte marcial perfeita. Sem precisar encostar no oponente, o mestre Jukka Lumpila demonstra como ele evita golpes sem precisar tocar nos seus supostos oponentes.
O mestre faz cursos e dá palestrar sobre a técnica pelo mundo todo. Em um determinado evento de demonstração, para arrecadar novos alunos na Espanha o mestre teve em sua platéia um grupo de céticos.
Enquanto que a técnica do mestre aparentemente funciona com seus já discípulos, com os céticos o resultado foi absolutamente diferente.

No vídeo abaixo é demonstrado como a técnica do mestre em artes marciais de EFO funciona com seus discípulos, porém quando tenta com um dos céticos, o resultado é totalmente oposto, demonstrando que a técnica, que é vendida como auto defesa é apenas uma enganação.

No final ainda, o mestre Jukka Lumpila se nega a aceitar o desafio do cético.

Não é a primeira vez que vídeos assim aparecem na Internet, e existem diversos "mestres" que se dizem dominadores desta técnica, porém é perceptível que o suposto poder que é dito como verdadeiro na realidade não existe,é apenas um jogo entre o mestre e seus discípulos. O problema maior é quando um mestre tenta vender esta técnica de lutar de faz de conta como métido de defesa pessoal, onde seus alunos inevitávelmente não irão aprender nada de verdade para se defenderem e se um dia precisarem, estarão indefesos.