Dono da empresa faz o próprio site?

Estes dias estava eu atendendo os telefonemas diários da nossa empresa de web e recebi um chamado interessante.
Um cliente que queria um site, e em uma conversa franca, me comentou que estava até pensando em fazer um curso de web para aprender a fazer sites para poder fazer o site da própria empresa devido o descaso e desleixo de empresas web com quem já havia trabalhado.

O que disse a este cliente me fez criar esta matéria.

Quando uma pessoa dona de uma empresa decide fazer o próprio site, está na verdade dando um tiro no pé.
Não é facil construir um web site moderno hoje em dia. Existem tantas variáveis, existem tantas ferramentas e no final das contas, aprender tudo que é necessário para se poder desenvolver um web site bem sucedido na internet é algo que só vale a pena para quem realmente vai trabalhar com isso.

Uma comparação simples: Se você quer comer um bife, você não compra uma fazenda e vira criador de gado, não é mesmo?

Desenvolver um web site involve diversas experiências, estas só vem com o tempo, não é a toa que quem recem sai de um curso de web, por mais que conheça as ferramentas, e tenha recem aprendido a utiliza-las, acaba pegando uma posição de Jr. em empresas de web. A web já não é tão jovem assim, existem programas de edição de imagem completando 20 anos de existência, como é o caso do Photoshop. Portanto é um meio de trabalho extremamente competitivo onde inúmeros fatores contam e contribuem para um projeto bem executado.
Um designer de primeira viagem pode acabar esquecendo detalhamentos, ou até mesmo não saber executar a tarefa necessária para o briefing do projeto.
Um programador com pouca experiênca, pode nunca ter desenvolvido um web site que ficasse mais de 5 anos online.

Quando vejo donos de empresas querendo aprender a desenvolver sites, como se fosse uma coisa fácil, só posso pensar na tragédia que está por acontecer com o site dele e por consequência com a comunicação da empresa deste cidadão.

A melhor opção é contratar uma empresa especializada, com profissionais que já possuem anos de prática em construção de sites, evitar novatos (nada contra dar uma chance para alguem ingressar, mas se fizer, pelo menos tenha uma consultoria mais experiente), justamente por sua falta de experiência, podem estar utilizando seu site como "cobaia" para alguma idéia inexperimentada.

O fato é que na construção de um site devem ser levados em consideração um grande número de fatores que visualmente não são aparentes.
Por exemplo:
O código carrega rápido?
Saber reaproveitar o código é uma arte difícel de aprender, e as vezes leva tempo até que os programadores desvendem este segredo, ao mesmo tempo, desginers iniciantes adoram encher de brushes e imagens uma arte que geralmente não precisaria ser tão complexa  e carregada, tudo isso pode ser evitado com profissionais que já entendem como funciona a internet.

Além dos fatores do desenvolvimento, exitem todos os outros fatores, indexação do site, estrutura da informação, estratégia digital, e até mesmo como se posicionar corretamente perante as redes sociais.

Em alguns casos, por limitações de conhecimento, o cara que faz o site do próprio negócio acaba se limitando a utilizar a técnologia que conhece para isso, então acaba sendo determinada a tecnologia independente da necessidade, e isso sozinho já pode gerar resultados catastróficos. O correto é determinar a tecnologia, ou grupo de tecnologias a serem utilizadas a partir das necessidades e objetivos vislumbrados.

Então para resumir, se você é uma pessoa que tem uma empresa, e quer ter sua empresa presente na internet, vale  muito mais a pena no final das contas procurar por uma empresa de desenvolvimento web, ou até mesmo um profissional com experiência. Tentar aprender a desenvolver web sites para gastar menos, ou por achar que terá controle maior sobre o site no final das contas acaba ficando mais caro, e os resultados nunca serão os mesmos.

Se você concorda, ou discorda do que estou relatando, peço que por favor comente sua experência conosco, compartilhe seu site e nos diga o que você pensa a respeito do assunto.
Muito obrigado.