Documentário sobre a Arábia Saudita

A Arábia Saudita é um local com rei e príncipes. Uma cultura totalmente diferente da nossa no Brasil. Na Arábia Saudita o estado é religioso, portanto todos vivem sob a lei de Sharia.
O Documentário filmado por Lionel Mill foi ao ar em 2008 pela BBC. A filmagem acompanha a vida do Principe Saud bin Abdul Mohsen.

Saudhi-King
Durante todo documentário o Principe tenta justificar sua religião, mostrando uma rotina onde ele se reúne com representantes locais de vários para tentar ajudar nas questões diárias de seu reinado, e fazem questão de mostrar que mulheres estão um pouco melhor do que antes. Evidentemente a cultura mundial está entrando nas mentes do povo, e as pessoas querem evidentemente mais liberdade, principalmente os mais jovens.
Porém no documentário vemos mulheres completamente tapadas o tempo todo, som todo tipo de restrição. É notável a diferença do papel social que a mulher desempenha na sociedade teocrática da Arábia Saudita.

O cúmulo da violação da vontade individual acontece durante um casamento onde o noivo e a noiva se conhecem só no casamento.

Aos poucos o documentário parece revelar que existe uma revolta se armando entre o povo mais jovem, os príncipes e o rei sabem que o problema será inevitável. O Principe demonstra que estão investindo mais em enviar pessoas para estudar em outros países porém isso só irá fazer com que seu povo perceba o quanto a religião daquela região está em disparidade com a realidade, aumentando o questionamento da autoridade dos representantes religiosos e do próprio rei.

falcon460
Evidentemente o Principe Saud bin Abdul Mohsen reconhece que a Arabia Saudita precisa correr atras para tentar alcançar o resto do mundo em vários segmentos, ele mesmo cita ciência com um deles.

O documentário apesar de não ser totalmente recente, é muito válido para demonstrar como o controle religioso aos poucos está sendo destruído pela liberdade individual. Ao mesmo tempo, vemos os reis, príncipes e representantes religiosos justificando e até de certa forma, começando a se desculpar sem se dar conta, enquanto veem no horizonte o fim da era de reinados religiosos e a nova era mundial da busca pelo conhecimento científico começa a fazer parte das mentes do seu povo.
Arábia Saudita hoje segue bloqueando sites na Internet, e segue sob o reinado do Islam.

Dica: Se você procurar pelo documentário no Google é bem provável que você consiga assistir online de graça.