Divisão dos mares era história Egípcia milenar quando bíblia surgiu

Apesar de hoje muitos de nós estarmos familiarizados com a histórica do livro religioso da seita cristã onde o personagem Moisés divide os mares, esta parte da história, da divisão do mar é na verdade uma adaptação a uma história de mil anos antes. A história é da época de Seneferu.
Um papiros datado daquela época foi encontrado contendo a história de um rei que estava entediado. Para descontrair seu sumo sacerdote Djadjamankh recomendou ir velejar com belas mulheres. O rei então mandou 20 mulheres ficarem nuas para remarem o navio enquanto ele sentava atrás e apreciava a paisagem.

Um das mulheres deixou cair um pingente de turquesa em formato de peixe e ficou tão triste que nem o oferecimento do rei de substituir  por outro lhe amenizaram o sofrimento. Ela parou de remar e o rei perguntou o motivo, ela informou que havia perdido o pingente de turquesa. O rei prontamente mandou continuar remando que ele pessoalmente iria substituir o pingente.

Ela disse "eu prefiro a minha coisa do que a sua substituição".

O sacerdote então criou um feitiço e os mares se separaram, ele colocou uma metade em cima da outra, e o pingente de turquesa em formato de peixe pode ser localizado.

Por causa desta maravilha realizada, posteriormente um banquete realizado.

 

Esta história de mil anos antes do surgimento do cristianismo e judaísmo é uma base sólida para fomentar a criação do mito da divisão dos mares que foi escrito posteriormente e que é amplamente divulgado em sociedades como a Brasileira e Americana.

 

Apesar de amplamente desmistificado a história da divisão dos mares, ainda existem pessoas que até hoje acreditam que aconteceu de verdade.

Christine Hayes em uma de suas palestras também menciona este fato junto com uma grande quantidade de outros paralelos que nos permitem entender melhor o que inspirou os criadores da bíblia, que é um dos livros mais lidos e vendidos do mundo inteiro e que inspira milhões de pessoas pelo planeta inteiro.

 

História do Pingente Turquesa http://www.ancientegyptonline.co.uk/westcar-turquoise-pendant.html