Dia internacional da imprensa livre

dia 3 de maio é o dia internacional da imprensa livre, esta data foi estabelecida pelas Nações Unidas e é uma das mais importantes datas para quem publica na Internet, pois é justamente a publicação de conteúdo livre que é incentivado online.
Não podemos porém deixar de lembrar todos os episódios de censura que observamos no Brasil, onde a imprensa não é realmente livre, e onde blogueiros e vlogueiros são constantemente censurados, principalmente pelo governo vigente.

Não podemos esquecer que o Marco Civil da Internet Brasileira é uma forma de controlar e armazenar informações pessoais de cada pessoa que acessa a Internet no Brasil, que estamos sendo de muitas formas sitiados e espionados pelo governo, e que devemos como povo e como internautas lutar sempre contra este tipo de atitude.

Não é só no Brasil que a liberdade de imprensa é desrespeitada, e em muitos lugares, jornalistas foram presos, espancados e até mesmo assassinados por publicarem a verdade. Precisamos sempre levantar a bandeira da liberdade em todas as oportunidades, liberdade apartidária, liberdade de expressão, de acesso e de publicação de informações. Através da Internet temos esta possibilidade, mas até quando? Após o episódio do Marco Civil precisamos ficar muito atentos! Pois já perdemos o nosso sigilo, e precisamos recupera-lo!

Que o dia internacional da imprensa livre seja um dia livre mesmo, e que todos os povos do mundo juntem forças para assegurar que governo nenhum tenha como restringir acesso, nem restringir o que é publicado, e que a imprensa livre predomine e publique a verdade nua e crua sempre, doa a quem doer.

Para demonstrar como estamos ainda longe do objetivo de uma imprensa livre, deixo abaixo o mapa de imprensa livre mundial do ano de 2012.

press-freedom-worldmap-2012

Gostaria de ver este mapa todo branco, principalmente aqui no nosso Brasil.