Deus, um Delírio: O Debate com Richard Dawkins e John Lennox

Oi amigos. Encontrei este excelente debate com Richard Dawkins e John Lennox.
O debate é em torno do livro "Deus, um delírio" escrito por Richard Dawkins. Livro que eu considero um dos livros mais importantes da atualidade no tocante ao papel da religião na sociedade.

No livro, o Professor Dawkins explica que os processos científicos tem a disposição bem mais informações do que as pessoas sabem. Demonstra como a religião está sempre presente explicando o incompreendido até que a ciência consegue desenvolver metodologias para verificar as afirmações. Enquanto a religião vem sistematicamente prejudicando a conduta homana ao longo do tempo, com uma falsa moralidade que é na verdade emprestada, além de impedir o pensamento crítico, com sua doutrina de recompensa com acreditar em algo inexistente.
No livro, Dawkins também cita as principais desculpas que as pessoas utilizam para validar a suposição, até hoje sem comprovação evidencial da existência de qualquer deus.

No debate abaixo, vemos John Lennox, um cidadão extremamente culto, inteligente com as palavras, tentar de alguma forma ou outra defender a suposta "fé" dos cristãos, e acaba, inevitavelmente utilizando precisamente os exemplos que são citados no livro de Dawkins.
É interessante ver este debate principalmente pela forma arrojada e eloquente com a qual Lennox tenta argumentar contra as proposições do livro de Dawkins, e ao mesmo tempo, é necessário prestar atenção para realmente entender o significado de suas palavras, que as vezes são até traiçoeiras. Em sua retórica Lennox não traz argumento nenhum ao debate científico, mas dá oportunidade para que Richard Dawkins explique as suas visões e os fatos,  endereçando especificamente as informações não compreendidas por John Lennox sobre as questões levantadas.

Um debate extramente bem desenvolvido, onde John Lennox consegue sim colocar perguntas que são bem elaboradas, através de sua aceitação a maioria das afirmações que são cientificamente comprovadas,  demonstrando que apesar de ser "crente" e ter "fé" Lennox é esperto o suficiente para não se deixar levar por alguns dos principais erros bíblicos.

Richard Dawkins como sempre, dá uma aula, explicando todos os pontos levantados no debate e ao mesmo tempo explicando e desmistificando tudo que John Lennox não conseguiu compreender.

[DEBATE] Deus, Um Delírio: O Debate - Richard Dawkins & John Lennox from Deus em Debate on Vimeo.

Eu sinceramente gostaria que mais pessoas religiosas prestassem atenção, pois, as informações são abundantes demais para serem dúvidadas.

Talvez, assim como a tecnologia, que começa com um pequeno grupo, e depois vira "mainstream", ou até mesmo a música, que começa underground, e depois vira "pop". O pensamento de que religião não nos é mais útil e que devemos, até mesmo para conseguirmos elevar a humanidade, nos desconectar a este conceito medieval e devemos seguir em frente em nossa busca de compreensão do universo e de nossa existência.