Definir prazo para comentários no WordPress

Se você tem um website com WordPress você já deve ter percebido que comentários com spam são comuns, isso acontece porque muitos sistemas de spam gostam de deixar comentários no sistema pois o WordPress é responsável pelo maior número de sites online na Internet.

Os spambots usam sites de WordPress como alvo porque o WordPress envia um email de confirmação para o Email que é cadastrado junto ao comentário. Desta forma, os spambots conseguem enviar, usando os recursos do sistema de servidor onde está hospedado o WordPress para enviar mensagens para os emails que eles cadastram.

Eles não estão tão preocupados com o conteúdo postado no conteúdo ser aprovado e publicado no site, apesar que isso seria ainda melhor. Mas só o fato do sistema enviar a mensagem já faz com que alguém receba os links e mensagens.

Claro, quem posta conteúdo gosta de receber comentários sobre os seus posts, apesar que nem sempre sites recebem comentários com tanta frequência assim, portanto as vezes ter uma estratégia para gerenciar comentários pode ser uma boa ideia.

Limitar o prazo para poder comentar um post pode ser uma estratégia viável. Assim somente posts novos podem ser comentados e os demais posts mais antigos que o prazo determinado não poderão mais ser comentados.

Existem alternativas que você pode também colocar no seu site que impedem o spam, como por exemplo obrigar os visitantes a estarem logados, porém isso ao mesmo tempo impede usuários de comentarem e acabam desistindo por não quererem se cadastrar. Outra opção interessante, mas perigosa é colocar os comentários do Facebook. Claro que neste caso o conteúdo ficará indexado e armazenado e disponibilizado dentro do Facebook, e você não terá como depois passar todo este conteúdo para seu site caso o Facebook mude de política algum dia no futuro.

[youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=Zw9a6OoNd8E" width="560" height="315"]

Este e muitos outros tutoriais estão disponíveis no WP Tutorial, site com uma coleção crescente de tutoriais para WordPress em portugues.