CURSO DE FORMAÇÃO EM ARTETERAPIA DE ABORDAGEM JUNGUIANA

A arte é a linguagem da alma. Jung revela um universo repleto de mitos, símbolos, sonhos, religiosidade, arte e alquimia. Compreende o
homem na sua totalidade e traz uma percepção de que a criação está dentro de nós e que, se quisermos conhecer o mundo, devemos mergulhar mais em nós mesmos. Se o processo analítico visa “escutar” a alma de outrem, a arte é um veículo que torna essa “escuta” possível. Se visamos compreender o social, um grupo de pessoas, devemos estar abertos às suas músicas, poemas, pinturas, danças e outras manifestações da alma. Tudo que se faz com arte se faz com alma. Através de expressão artística, realiza-se uma comunicação que está para além das fronteiras, que não precisa estar baseada restritamente no código verbal.

Lígia Diniz in ARTE: LINGUAGEM DA ALMA

 

Curso-Arteterapia-Topo3

Dirigido a profissionais das áreas de Artes, Saúde, Educação e Recursos Humanos que buscam especializar-se na área, o curso tem duração de dois anos e meio e carga horária de 520 horas, conforme exige a União Brasileira das Associações de Arteterapia. São 360 horas de aula, 100 horas de estágio comprovado e 60 horas de supervisão. O local onde se desenvolverão os diversos módulos previstos é o ArteDesignStudio – ADS, que fica no bairro Petrópolis ( Iguaçu 51), em Porto Alegre. O curso de Formação em Arteterapia inicia com as Jornadas Introdutórias, nos dias 23 de março e 13 de abril, que apresentam técnicas vivenciais para facilitar o processo de sensibilização e interação no grupo. Os participantes podem optar por uma das jornadas ao inscrever-se. Cada jornada dura 8 horas, propondo exercícios de sensibilização e utilizando atividades expressivas (música, movimento, desenho, colagem e outras).

O primeiro módulo, com 20 horas, ocorre nos dias 19, 20 e 21 de abril e tem como tema a Psicologia Junguiana. Cada módulo do curso será certificado separadamente, o que permite ao aluno cursar módulos avulsos. Participantes que tenham cursado todos os módulos previstos no programa tornam-se aptos a realizar estágio supervisionado (100 horas comprovadas de estágio e 60 horas da supervisão) e ao final apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso, que pode contar com a orientação de profissional de outra área desde que receba também orientação de um Arteterapeuta.

A Arteterapia foi recentemente incluída no Código Brasileiro de Ocupações, do Ministério de Trabalho (CBO 2263-10) - que atribui ao profissional devidamente qualificado as seguintes possibilidades de atuação: em espaços de saúde (prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida) em espaços educacionais, empresas e instituições culturais utilizando a arte e os meios expressivos com fins terapêuticos. Arteterapeutas também podem trabalhar em ateliês terapêuticos, clínicas, participando de equipes multidisciplinares juntamente com psicólogos, psiquiatras, médicos, pediatras, entre outros.

O CURSO DE FORMAÇÃO EM ARTETERAPIA DE ABORDAGEM JUNGUIANA reúne um grupo de professores muito capacitados - todos com experiência profissional como arteterapeutas, conta com a coordenação técnica de Bárbara Gehrke Rohde, Psicóloga e Arteterapeuta (diretora do PSIQUE Terapêutico) e com organização e coordenação de Adel Fabian Giacomini, Publicitário e Arteterapeuta (responsável pela Redesenhar Comunicação e Arte). O programa proposto e as condições de realização deste curso cumprem as exigências da União Brasileira das Associações de Arteterapia (UBAAT) e estão registrados na Associação de Arteterapia o Rio Grande do Sul (AATERGS).

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

O quê? CURSO DE FORMAÇÃO EM ARTETERAPIA DE ABORDAGEM

JUNGUIANA – VIVENCIAL E TEÓRICO

Quando? 23 de março e 13 de abril – Jornadas Introdutórias

Onde? ADS – Av. Iguaçu, 51. Petrópolis. Porto Alegre.

Investimento, inscrições e outras informações:

http://www.redesenhar.com.br/curso-arteterapia/

(51) 9883-3296