Cosmos - A space-time Odyssey

O seriado de televisão Cosmos, que uma vez foi apresentado por Carl Sagan, um famoso cientista que estava a frente do seu tempo e era extremamente dedicado a divulgar a ciência. Agora a serie surge novamente, uma geração se passou e o novo apresentador é o Neil deGrasse Tyson, um dos mais conhecidos astrofísicos da atualidade. Uma figura pública praticamente, que está constantemente aparecendo em programas de televisão e debates, divulgando e explicando com muita irreverência e destreza o que é ciência e a importância da ciência no mundo em que vivemos.

cosmos-640x350

Neil deGrasse Tyson já foi apresentador do importante programa NOVA ScienceNow, uma excelente série que foi ao ar na PBS (Public Broadcast System) nos Estados Unidos.

neildegrasse-cosmos

Agora, Neil deGrasse foi o escolhido para apresentar a nova versão do COSMOS. A escolha não poderia ser melhor. Afinal o Neil é um cientista que vem chamando atenção demais em suas constantes aparições em programas de televisão, respondendo questões complexas de forma simples, fazendo com que as pessoas entendam melhor como a ciência funciona e os seus benefícios nem sempre tão evidentes.

O primeiro episódio do Cosmos já foi ao ar e é uma ótima apresentação para o programa novo. Com uma introdução espetacular da atual capacidade de compreensão do universo e do Cosmos que a humanidade desfruta hoje. E de forma bem light, mostra como pensadores profundos, que tiveram a visão do que hoje entendemos ser a realidade, no passado sofreram com a descriminação intelectual de determinadas entidades e formas de pensar daquela época. Estes inimigos da razão que são apresentados no Cosmos, também estão presentes na serie The Root of All Evil do Richard Dawkins.

Standing up in the Milkyway - Primeiro episódio da série Cosmos é uma alegria de assistir, o programa traz ferramentas de comparação que permitem entender o que realmente representamos na vastidão do universo, e abre a série de maneira que já demonstra quanto será explorado pela primeira temporada, deixando o espectador interessado, cativo e certamente feliz, principalmente quem gosta de ciência.

A forma como Neil deGrasse Tyson se posiciona e explica as informações faz com que o aprendizado através do seriado seja de fácil compreensão e gera um interesse imediato que vai crescendo até o fim do programa.
Talvez o momento mais inspirador seja a forma como o programa acaba, onde Neil deGrasse conta sua experiência pessoal quando conheceu o Carl Sagan.

Recomendado com certeza para todos que tem alguma curiosidade e interesse em entender mais sobre nosso endereço no universo e no cosmos, pois é justamente isso que este primeiro programa da série nos proporciona.