Consumidores gastam até 5 vezes mais quando recebem bônus

egundo relatório da Abrasce (Associação de Shopping Centers), em parceria com a Cielo, de 27 de dezembro a 2 de janeiro deste ano, os shoppings tiveram queda de 11% nas vendas sobre o mesmo período de 2019/2020. Tendo em vista estes números de mercado, a procura por estratégias diferenciadas explodiu entre varejistas. Uma delas é a construção de programas de fidelidade por meio do giftback.

 

Uma pesquisa levantada pela CRM&Bônus, startup líder mundial em desenvolvimento de programas de fidelidade e giftback, aponta que 20% dos clientes que recebem bônus em suas compras gastam, em média, cinco vezes mais o valor recebido em uma próxima compra na loja. Ou seja, a estratégia de bonificação incentiva e aumenta a recorrência nos pontos de venda on-line e off-line.
O GIFTBACK é um cashback white label, ou seja, é um “dinheiro” que só tem valor na própria marca. Em 2021, os programas desenvolvidos pela CRM&Bônus foram responsáveis por gerar mais de R$ 1BI de receita incremental no setor varejista, crescimento de 75% quando comparado a 2020.

 

Além de fidelizar o cliente, esse tipo de estratégia é uma forma do varejo escapar da sazonalidade, já que com ele é possível realizar diversas ações. “Empresas que aderiram ao GIFTBACK nas compras realizadas no Natal, por exemplo, viram o retorno dos consumidores em janeiro, já que o período de vigência do bônus é de, no mínimo, 30 dias”, explica Alexandre Zolko, CEO da startup.

 

Há diversas formas de trabalhar o bônus além da ativação tradicional. Uma delas é a campanha “Indique e Ganhe”, por exemplo. Neste caso, funciona assim: para cada indicação, a pessoa recebe um valor para ser utilizado em uma segunda marca, independente se a pessoa indicada vai realizar a compra do produto ou não.

 

“Conhecer o cliente, ter uma base ativa e investir em CRM são fundamentais para o sucesso do setor varejista e contar com tecnologias e plataformas que permitam trabalhar junto ao consumidor de forma a ‘driblar’ sazonalidades e períodos incertos, é uma tendência absoluta”, finaliza o executivo.

 

Sobre a CRM&BONUS

Fundada em 2018, a CRM&BONUS é a primeira e única empresa que une plataforma full service e consultoria completa de Giftback, um sistema de cashback personalizado onde o bônus recebido tem valor na própria marca. Com o objetivo de ajudar empresas a crescer e a aumentar o faturamento com baixo investimento, a CRM dilui custos fixos por meio do incremento real das vendas, garantindo aumento de 10% a 20% em até 100 dias, além de oferecer o melhor suporte do mercado - com senso de dono e SLA em menos de 3 minutos. Presente no Brasil, Estados Unidos, Portugal, México, Israel e Itália, com mais de mil marcas parceiras e 13 mil pontos de vendas, a plataforma oferece um portfólio completo de serviços que levam o conceito de relacionamento com o cliente, fidelização e pós-venda para outro nível, com foco na evolução tecnológica do varejo físico e online.

Fonte: FSB Comunicação