Compromisso com a Internet no Desenvolvimento Web

Freqüentemente, como desenvolvedor web, vejo sites extremamente mal feitos. Com problemas de usabilidade, problemas na navegação, problemas na visualização do conteúdo e toda sorte de erros.
Muitas vezes, os problemas surgem por falta de conhecimento de tecnologia, ou até mesmo falta de conhecimento da aplicação da tecnologia disponível. Não consigo acreditar que, sabendo melhor, algumas destas empresas que desenvolvem site fariam o que fazem de propósito.
Da mesma forma, vejo sites que são importantes, sucateados, abandonados, e muitas vezes extremamente mal desenvolvidos.

A desvantagem de utilizar técnicas toscas para desenvolver sites, e ignorar as diretrizes de navegação e usabilidade são inumeros, mas a maior e mais preocupante para quem está online é a perda de valor digital agregada ao conteúdo do site.
Não adianta apenas ter um site na internet, este site precisa ser adequado aos padrões digitais. Esta necessidade de estar dentro dos padrões não é uma frescura, ou uma maluquice. Os padrões web, são em geral conceitos de implementação de tecnologia, que foram sendo desenvolvidos, testados e aprimorados desde o inicio da Internet comercial. Simplesmente existem coisas que funcionam e coisas que não funcionam.

Saber escolher corretamente a tecnologia, e implementar esta tecnologia de forma eficiente em qualquer site faz toda a diferença.
Desenvolvendo um sistema que tenha em mente todas as necessidades visuais, pois todas as empresas tem uma identidade diferenciada, mas também é fundamental poder desenvolver o sistema do site visando estar dentro do maior número de padrões web quanto for possível. Respeitar estes princípios podem fazer toda a diferença no resultado de seu site de formas que você nem consegue imaginar.

Não são apenas pessoas que navegam na internet, mas variados sistemas de indexação e compartilhamento de conteúdo também atuam online, cadastrando as informações. Quanto mais amigável aos sistemas de indexação seu site for, melhor. Um site que está visando se posicionar bem e se comunicar com sistemas variados precisa ser construído seguindo as diretrizes destes sistemas.
Sistemas de busca como o Google, Yahoo e Bing desenvolveram paginas com informações infinitas de como manter e disponibilizar o conteúdo de seu site na internet, portanto, sinceramente, não tem desculpa para o desenvolvedor que não presta atenção nestas dicas, pois as informações estão todas disponíveis e de graça.

Por melhor que seja a estrutura de administração de conteúdo por trás de um site, a parte frontal, que é acessada pelas pessoas e pelos sistemas precisa ser acessível.

Por que algumas empresas web desenvolvem sites tão fora das diretrizes?
Entendo que algumas empresas são solicitadas a fazerem implementações e aplicar soluções que são impostas pelas empresas que às contratam, mas, onde fica o compromisso com  a Internet?

 

Como desenvolvedor web, eu penso que todo envolvimento de um profissional da area de web em um projeto web deveria se preocupar constantemente em aprimorar suas habilidades e se atualizar com relação a constante evolução de conceitos e aplicação de tecnologia para assegurar que seu envolvimento em disponibilizar tecnologia seja de acordo com as melhores formas possíveis.

É uma questão de sobrevivência. Para que um eco sistema de sites em uma cidade ganhe poder digital, é importante que todas as aplicações web disponíveis estejam disseminando informações e conteúdo de uma forma adequada.
Erros na estrutura do sistema podem causar a indexação incorreta do conteúdo, desvalorizando este conteúdo em vários sistemas.

Os sistemas da Internet são extremamente importantes para quem está online, eles servem para gerar trafego para sites, através da apresentação de conteúdo relevante que eles indexam. Se você faz uma pesquisa, o sistema tenta gerar a melhor resposta possível dentro de seu banco de dados.  Para que estes sistemas todos indexem o conteúdo de um determinado site, é extremamente importante que o site seja desenvolvido já prevendo esta indexação e com ferramentas que ajudam os sistemas a indexarem corretamente os conteúdos. Sem isso em mente na hora de desenvolver um web site, os resultados sempre são abaixo do esperado, ou nulos.

Desenvolvedores de sites deveriam assumir com mais assiduidade o compromisso com toda a Internet, desenvolvendo sites que propiciam a indexação correta dos conteúdos dos sites desenvolvidos.

De certa forma, aqui no Revista Internet eu busco constantemente dirigir a atenção de leitores para questões que podem fazer a diferença no momento em que conteúdo é publicado.

Todo conteúdo digital tem um valor que é atrelado a ele, e dependendo do sistema, os resultados porem variar. Faça um teste, efetue buscas de algum termo de sua escolha no Google, no Bing e no Yahoo. Veja as primeiras 3 páginas, e compare os resultados. Você vai descobrir que cada um destes sistemas opera de forma diferente e os resultados podem ser bastante diferentes.

Todo desenvolvedor web que se preze deveria ter um compromisso com a Internet.