Como utilizar tags e hashtags de maneira eficiente

Quando vemos no Twitter, Google Plus, Instagram e Facebook as notícias sobre disponibilização de tags e hashtags é importante entender como melhor utilizar estas ferramentas para assegurar que sua publicação seja mais eficiente.
É importante lembrar que não são somente as redes sociais que usam tags e hashtags. Esta opções não é novidade. As tags estão disponíveis em plataformas de publicação de conteúdo como o WordPress e Blogspot fazem muitos anos.

hastag-tag

O que é importante saber sobre Tags e Hashtags?

As tags e hashtags são maneiras de relacionar conteúdo, uns com outros. No caso de plataformas de publicação de conteúdo, elas são muito eficientes para relacionar conteúdo dentro da própria plataforma de publicação, mas no caso das redes sociais as vantagens podem ser muito grandes pois o relacionamento de seu post fica atrelado a milhares de posts.

No caso das redes sociais, utilizar hashtags e tags que são termos genéricos, como por exemplo nomes de cidades, ou termos comuns da Internet, podem fazer com que seu conteúdo seja muito mais acessado, principalmente se existe uma procura grande por este termo em específico.
Ao utilizar estas opções de tags e hashtags você coloca o seu conteúdo em uma listagem junto com outras postagens de várias outras pessoas do mundo todo.

Quando usar uma tag/hashtag?

A melhor maneira de identificar quando você deve utilizar uma tag ou hashtag é analisando o seu conteúdo. Veja sobre o que trata o conteúdo que você esta publicando, tente identificar o termo genérico do conteúdo, se for sobre um local, a tag é o nome do local, sem caracteres especiais e sem espaços. Se vocÊ está publicando sobre um produto ou marca, a tag é o nome do produto, se estiver publicando sobre uma informação, procure sempre localizar o contexto da informação, se for uma receita, a tag é "receita", se for algo político, utilize o termo político.

Cada vez que você publica um conteúdo na Internet, se você otimizar este conteúdo, atrelando tags/hashtags ao conteúdo, você amplia muito as chances de obter mais visualizações.

 

Quando não usar?

O principal objetivo da tag ou hashtag é relacionamento de informações, portanto se o termo que você pretende utilizar não é algo que tenha relacionamento, não terá também vantagem, pois a vantagem é justamente aproveitar que existem milhões de pessoas utilizando um termos comum para chamar atenção para a listagem específica sobre aquele tópico, e quanto mais gente usando uma tag/hashtag específica, maiores as chances de o seu post atrair pessoas para o seu site só porque você compartilhou um conteúdo com a tag/hashtag.

Se ninguém está usando o termo, geralmente significa que não há vantagem em usar aquela tag/hashtag.