Como ter um PodCast no meu site?

Recentemente, um de nossos leitores, o Daniel deixou uma pergunta nos comentários de uma matéria que escrevi sobre PodCast.

No comentário, Daniel questiona sobre como implementar um podcast em seu site.

Como o site do Daniel não está online ainda, não faço a mínima idéia de como seja o site.  Mas independente do tipo de site, é fácil implementar um PodCast em qualquer site utilizando o método que vou descrever a seguir.

Primeira coisa a fazer é instalar o WordPress.

wordpress_logo
Se você não tem site, é uma boa oportunidade para pensar em como será seu site, e se ele for completamente voltado a públicação de conteúdo (Texto, videos, imagens, audios, arquivos) o WordPress poderia gerenciar todo conteúdo do seu site. O WordPress é um sistema CMS completo, o que permite ele ser completo é o grande número de plugins de boa qualidade que extendem sua capacidade em milhares de maneiras.

 Se você já tem um site, e não é um WordPress, não tem problema, pois você pode criar um diretório em seu site e instalar o WordPress neste diretório.
Como o sistema de Themes do WordPress é bem fácil de manipular, é até possível que você consiga deixar o layout do WordPress igual ao do seu site.

Depois de ter o WordPress instalado e configurado, o próximo passo é instalar um plugin chamado PODPRESS.
powered_by_podpress_large 

Com o PodPress fica fácil publicar seus podcasts, basta enviar os arquivos de audio, pode ser através do próprio uploader do editor de posts, você só precisa informar o endereço do arquivo de mídia (que preferencialmente precisa estar em seu site, não recomendo linkar arquivos fora do seu site, apesar de ser possível). O Podpress identifica seu arquivo, e na parte frontal do WordPress é exibido um player, seu visitantes só precisam clicar no Play para começar a ouvir.
O Podpress tem também a vantagem de configurar teu Feed RSS para transmitir o endereço do arquivo de audio junto com o feed, assim pessoas que utilizam agregadores como o Google Reader podem ouvir seu arquivo de audio diretamente em seus agregadores, tornando máis fácil ter um público váriado, este tipo de player em agregadores é bastante comum.
E o Podpress ainda deixa seu Podcast com um feed preparado para ser indexado no Itunes, local onde tem uma grande coleção de Podcasts interessantes.

Ainda, se você quer trazer o podcast pra dentro de todas as páginas do seu site,  você pode rápidamente fazer isso com o Spring Widget, que te permite criar um Widget personalizado (cores, imagem, tamanho), e colocar este Widget em qualquer página do seu site.
O Spring Widget tem um player embutido, portanto, onde você colocar o Widget será possível ouvir os audios publicados.

É importante entender que o Feed RSS gerado pelo WordPress é parte fundamental para que seu Podcast seja funcional, embora existam sites que permitem você enviar o arquivo de audio, e eles te fornecem um código para inserir um player em sua página, isso não necessáriamente caracteriza um podcast, para ser um podcast, seus arquivos precisam estar incorporados junto no Rss. Uma boa maneira de saber se você está fazendo a coisa certa é verificar se você consegue cadastrar seu Podcast no Itunes.
 
Espero que tenha gostado desta dica Daniel, obrigado pela pergunta. 
 

 Logo bacana do WordPress foi obtido do site 3nhanced