Como comunicar no ambiente digital de forma estratégica

Quando analisamos como a Internet funciona pelo ponto de vista estratégico, percebemos que existem infinidades de oportunidades no ambiente digital para efetuar uma comunicação constante com pessoas conectadas.
As ferramentas das Redes Sociais evoluíram ao ponto de tornar possível estar presente na vida pessoal das pessoas de forma diária.
Muitas marcas se aproveitam destas oportunidades. Se posicionando de forma competitiva e assegurando que os internautas conheças e reconheçam a marca e os valores da marca.

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O primeiro passo é sempre determinar onde comunicar, pois isso fará com que todas as partes do quebra-cabeças se alinhem. Se a estratégia é tentar oportunizar posicionamento favorável em sistemas de busca por exemplo, a produção de conteúdo se torna prioridade. Estar bem indexado em sistemas de busca significa disponibilizar em uma plataforma própria uma grande quantidade de conteúdo pertinente ao tópico, assegurando que os termos corretos estejam presentes no conteúdo e assegurando que as informações que estão sendo disponibilizadas são de utilidade para as pessoas que pesquisam e buscam por este conteúdo. seja ele um produto, um serviço ou um evento.
Quando se trata de redes sociais, também existe a necessidade de se produzir conteúdo, porém o conteúdo focado em redes sociais é diferente. Ele precisa ser graficamente atrativo, precisa chamar a atenção através da imagem.

Já perceberam que tanto o Facebook quanto o Youtube permitem que você coloque uma imagem em destaque para representar o vídeo? Isso surgiu unicamente porque pessoas estavam colocando imagens dentro dos vídeos para poderem ter a imagem desejada sendo exibida como prévia do vídeo, quando antes a imagem de prévia era determinada pela imagem do meio do vídeo.
Devido ao grande volume de conteúdo que pode acabar passando pela tela de um usuário qualquer da rede social, o tempo que se tem para chamar a atenção desta pessoa para um conteúdo determinado é muito pouco, por isso cada detalhe faz diferença, e o detalhe geralmente está relacionado a produção do conteúdo, independente de que formato seja este conteúdo.

Por isso existe uma grande quantidade de empresas que são especializadas em produção de conteúdo digital.
Empresas que se dedicam a estudar a comunicação digital do cliente para assegurar que a comunicação está de fato eficiente.

Como saber se a comunicação está eficiente? Existem indicadores fortes. Você pode constatar através das estatísticas de acesso ao website quais as campanhas e quais ações estão gerando maiores ou melhores resultados.

Quando se está atuando na Internet, existem diversas frentes de produção de conteúdo que se pode viabilizar.
Desde que trabalho na SitesProWeb acompanho esta tendência mundial de distribuição de conteúdo diferenciado. Chega-se ao ponto de criar versões diferentes do mesmo vídeo para ser veiculado em canais diferentes. Um vídeo que vai para o Whatsapp por exemplo, é diferente da versão que está no Youtube, que por sua vez é diferente da versão que está no Facebook.
Até mesmo o tratamento e comunicação em imagens é diferente, tendo cada peça para cada segmento produzida de forma personalizada para obter melhores resultados dentro daquele segmento.
As vezes é uma questão de entender a forma como a imagem irá se apresentar dentro daquela plataforma, as vezes é uma questão de entender como imagens comunicam melhor dentro daquela plataforma, e principalmente, respeitar as diretrizes de publicação de cada plataforma.