Colonização humana do Pacífico causou extinção de população de pássaros

A colonização humana nas ilhas do pacífico provavelmente causaram a extinção de aproximadamente 1.000 especies de pássaros grandes que não voavam.

cacando_Moa

Um estudo de fósseis de 41 ilhas no pacífico descobriu que dois terços da população de pássaros nestas ilhas foram extintas no período entre os primeiros chegados humanos e a colonização européia, ou em torno de 3500 á 700 anos atras. A caça aliada do desflorestamento foi uma das principais causas para a extinção pre-histórica dos pássaros.

A taxa de extinção entre as ilhas varia bastante, mas foram maiores em ilhas menores e naquelas com poucas chuvas, que foram mais extensamente desflorestadas. As ilhas maiores tiveram taxas de extinção menores devido ao fato de haverem populações maiores de pássaros, e também por causa do terreno diverso que teria dificultado o desflorestamento e caça.

Extinções de pássaros do mar e pássaros que cantam também ocorreram durante a colonização humana das ilhas do pacífico. O estudo indica que mais de 10 porcento da biodiversidade de pássaros do planeta foi perdida durante este evento de extinção, se tornando o maior evento de extinção de especies dos últimos 11.700 anos.

Fonte: Arstechnica

Link do Estudo

Imagem