Coisas para verificar antes de publicar seu site

ChecklistFinalmente, seu site está pronto para decolar!
Este é um momento importante, e esperado para muitas pessoas.
Embora você tenha talvez passado semanas ou meses olhando link por link, página por página, lendo e relendo o contéudo, é sempre importante ter uma lista de coisas para se verificar.
Afinal seria terrível logo nos primeiros dias, seus visitantes acharem uma palavra escrita errado, ou um link quebrado, ou uma imagem faltando.

Aqui segue uma lista de coisas que você deve olhar antes de lançar seu site definitavemente na web:

Trabalho com web desde 1998. Já fazem quase 10 anos, e quase nunca vejo pessoas ou empresas falando que gostam de fazer um Controle de Qualidade (CDQ).

Fazer um CDQ não é dificil, basta fazer uma lista do que deve ser verificado em cada página.
Depois verificar cada item de cada página e pronto.
Tudo questão de organização.

Aqui vai algumas dicas que deveriam estar inclusas em sua lista:

1- Veja o que está acima da DOBRA. A Dobra da página é a linha horizontal imaginária que existe no final da sua tela. Quando você recem entra em uma página, tudo que há em cima desta linha está ácima da dobra.
Coloque o seu contéudo principal e imagens acima desta dobra para obter máxima esposição.
Lembre-se de que o propósito da página, e o tipo de informação contida nesta página precisa estar bem claro para quem está acessando.

2- Verifique CADA LINK. Você pode ter editado, reorganizado e finalizado cada página, mesmo com todo seu trabalho duro é possível haver links quebrados.
Cada vez que um usuário clica um link ele espera encontrar exatamente o que está procurando, e um link quebrado ou uma página de erro vão causar frustração e desconfiança na mente do seu visitante. Portanto não custa nada verificar que cada link esteja de fato enviando a pessoa para o destino certo.
Existem programas que podem fazer isto por você (noutro post eu falo de alguns, mas podem me cobrar se eu demorar).

3- Faça correção ortográfica (eu admito, nem sempre faço isso).
O DreamWeaver, o FrontPage e maioria dos editores de páginas web tem corretores de idioma, talvez você tenha que procurar um add-on ou plugin mas sempre é possível ter algum tipo de corretor ortográfico instalado para assegurar que os textos estão escritos corretamente em seu web site. Lembre-se que durante o desenvolvimento do site, você formatou e editou o texto divérsas vezes, então vale a pena dar uma última verificada.

4- Faça certo de que a navegação do seu site é fácil de compreender. Ter os tópicos, ou os menus do seu site fácil de compreender, com títulos descritivos, e sem muita firula ajuda ao visitante encontrar o que está buscando.

5- Diferenciar cabeçalhos, botões, indices, datas e texto ajuda ao visitante para identificar cada elemento do seu site, e assim ele consegue rápidamente navegar por suas páginas.

6- Faça certo de que a ilustração que você veicular junto ao conteúdo seja relevante ao conteúdo. Imagens bonitas que reforçam a idéia do título ou da apresentação do conteúdo ajudam a definir a decisão do visitante para acessar aquele determinado conteúdo.

7- Verifique os formulários de envio.
A última coisa que você precisa, é que um visitante queira se comunicar com você e não consiga. Verifique principalmente formulários de Fale Conosco, Atendimento, Pedidos, etc.

8- Receber de braços abertos as sugestões, nem sempre o seu olhar solitário tem condições de ver todos os aspectos do seu site, portanto é sempre bom mostrar seu projeto para alguns amigos, para aquele camarada viciado na web, e pedir sugestões, avaliações, e depois filtrar de acordo com suas necessidades.
Um desconhecido ao site, navegando pela primeira vez, sempre é interessante para verificar como será com seus visitantes.
Tendo isso dito, qualquer sugestão é muito bem vinda.

Claro que há outras regras, que podem ser importantes, existem inclusive milhares de ferramentas que são utilizadas por webmaster pelo mundo todo para efetuar a verificação de díversos aspectos do seu site. Desde ferramentas que te monstram quantas vezes cada palavra se repete pela extenção do seu site, para determinar qual é a palavra mais encontrada, até validadores de código XML, HTTP, CSS, etc.

Dependendo do site que você está publicando, haverão verificações adicionais que devem ser feitas.

O principal é você sempre se lembrar que o seu site deve ser visto pelos seus visitantes como uma ferramenta, um meio de informação, um meio de encontrar ou obter o que estão buscando.
É uma maneira muito importante de expressar suas idéias, seus produtos, sua informação, e o site serve como um exemplo de tudo isso, portanto você precisa zelar por ele assim como faz com sua empresa ou negócio e imagem.

Decidi fazer este post inspirado no post da Dee L. Gold no seu site GoFlyaSite

Espero no futuro retomar este assunto com mais dicas de CDQ de sites.