O Clube do Malte anuncia a marca de R$1.350.000,00 de receita anual no fechamento do seu primeiro ano de operação, valor que representa em crescimento aproximado de 400% num curto período de tempo. Aquilo que era um hobby, logo se transformou num negócio sério e bastante promissor.
Tudo começou com um publicitário que durante anos ocupou posição de destaque em uma das maiores agências de publicidade e propaganda de Curitiba. Douglas Salvador paralelamente colecionava rótulos e experiências com uma de suas grandes paixões: a cerveja. A motivação para abrir seu próprio negócio veio quando começou a planejar a comunicação de uma cervejaria de Blumenau. O contato direto e as constantes visitas à fábrica da bebida provocaram Salvador que, em julho de 2008, criou o conceito Clube do Malte - Cerveja de Todos os Jeitos. “Minha ideia nunca foi somente vender cervejas, mas sim, toda a experiência de consumo que essa sedutora bebida nos proporciona através do conteúdo, dos souvenires, harmonizações, etc.” afirma Salvador.
A loja conceito foi inaugurada em janeiro de 2010, após um meticuloso plano de negócios e um DNA decorrente da veia publicitária do empreendedor, que focou num posicionamento moderno e no conceito de experiência. Um negócio que em curtos seis meses de funcionamento já conseguiu atingir seu ponto de equilíbrio.
Em uma visita à vinícolas do Chile, Salvador teve uma experiência interessante de consumo e resolveu colocar um pouco disso no mercado de cervejas. O Clube começou como um bar, mas logo se transformou num point de apreciadores de cervejas especiais ganhando o prêmio de Melhor Carta de Cervejas de Curitiba (Veja Comer & Beber).
O projeto deu certo pelo pioneirismo e investimento dos sócios, que não se acomodaram ao ver a concorrência surgir e também por estar inserido em um mercado promissor. Segundo a ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas), existem hoje cerca de 175 microcervejarias concentradas nas regiões sul e sudeste do país. O público exigente e sedento por novidades instiga também o crescimento do portfólio de produtos.
Em meados de 2010, com a entrada de Mauricio Pacheco no negócio, os sócios começaram a pensar no projeto de expansão. A primeira ideia era investir na ampliação por meio de lojas próprias, um passo custoso e de complexa operacionalização na época. Assim, restaram duas outras alternativas: a expansão pelo sistema de franquias ou a venda pela internet. Foi quando os sócios procuraram a Cherto Consultoria, empresa de referência em franchising, que desenvolveu um plano de franqueabilidade para a marca. Neste plano, a estratégia inicial era começar a operação pela internet e depois partir para a expansão física. Assim, o Clube lançou, em janeiro de 2012, o www.clubedomalte.com.br, a loja virtual da marca que levou para a o consumidor online o expertise da loja conceito.
Uma das principais características desse projeto e que gerou imediata diferenciação da marca foi levar para a internet o conceito de vender cerveja de maneira temática e educativa. Todos os produtos estão classificados de acordo com suas características de consumo, separados em departamentos próprios por estilo ou por país. Uma boa prática adotada que trouxe resultados, foi o empacotamento de cervejas com o objetivo de gerar a facilidade para o cliente encontrar aquilo que procura. Por exemplo, o kit iniciantes, que agrupa os principais estilos de cerveja em um único produto foi o item mais vendido em 2012.
E essa dinâmica de criar pacotes com temas específicos deu tão certo, que resultou na criação de um novo produto: o Beer Pack, um clube de assinaturas que reúne mensalmente uma seleção de cervejas, copos e uma revista. Para a empresa, este modelo de negócio gera uma receita recorrente importante, que já tem uma base de mais de 600 assinantes com crescimento médio de 20% ao mês.
Uma característica marcante da empresa é utilizar a criatividade para driblar as dificuldades de um pequeno negócio. Ao perceber que os custos logísticos e tributários achatavam demais as margens do negócio, a empresa partiu para o lançamento de uma linha própria de cervejas, projeto desenvolvido em conjunto com a Cervejaria Curitiba. Assim surgiu o The Beers, um projeto temático e colaborativo com a ideia de “engarrafar” estilos musicais, bandas, artistas e notas musicais para trazer uma experiência agradável e divertida de se tomar cerveja. Atualmente são quatro rótulos (Chicago Blues, Underground, Partido Alto e Sierra Maestra) ligados a uma rádio no Facebook. Além de trazer um residual importante para a marca, os rótulos deste projeto já estão entre os mais vendidos do site, melhorando o resultado global da empresa.
Os primeiros resultados começam a aparecer. O site já apresenta mensalmente mais de 250 mil page views que, a uma taxa de 1,4% de conversão estão gerando 700 pedidos mensais, com um ticket médio de R$ 150,00. Só oFacebook da marca possui mais de 140 mil seguidores, uma população de consumidores sedentos por novidades e conteúdo exclusivo sobre cervejas especiais. “Hoje o Facebook é uma das principais fontes de ativação da empresa e aumentou muito a percepção de valor da marca.” afirma Salvador.
Serviço:
Clube do Malte
Site: www.clubedomalte.com.br
Facebook: www.facebook.com/
Twitter: http://twitter.com/