CineClube CCD Exibe e debate filmes sobre CULTURA DIGITAL

A Casa de Cultura Digital de Porto Alegre, em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana e com o BaixaCultura, promove o Cineclube CCD, uma proposta para a exibição e difusão de filmes produzidos com base nos conceitos de cultura digital que vai ocorrer mensalmente na CCMQ. A estreia vai ser no dia 28 de março (quinta-feira), às 18h30min, no Teatro Bruno Kiefer, com entrada franca.

Serão exibidas obras que discutem a questão dos direitos autorais, o copyleft, cultura livre, remix, redes sociais, cultura hacker, ciberativismo, software livre, liberdade na rede, compartilhamento, entre outros assuntos que entram no escopo da ideia de cultura digital. O cineclube pretende desenvolver a curadoria de vídeos para sessões de exibição, debate com o diretor/produtor ou de um especialista no assunto do filme em questão. O objetivo é a divulgação de vídeos realizados por pequenos produtores independentes.

Para a estreia, o Cineclube contará com a participação especial de músicos do ESCUTA – O Som do Compositor, grupo formado por mais de 30 compositores baseados em Porto Alegre e que apostam nas composições autorais e num som de voz e violão.

Everything-is-a-Remix

Na estreia, o filme escolhido é “Tudo é Remix” (everything is a remix - http://www.everythingisaremix.info/), documentário em quatro partes (de aproximadamente 10 min. cada uma) dirigido e produzido por Kirby Ferguson, lançado entre 2010 e 2012 na rede. O filme traz para o debate a ideia de que copiar e recombinar é um elemento essencial de criatividade; para isso, discute desde os casos de plágio do Led Zeppelin até as citações constantes ao cinema dos filmes de Quentin Tarantino, passando ainda pela crítica ao sistema de propriedade atual, onde “as idéias são consideradas como propriedade, lotes únicos e originais, com limites distintos”.

Em entrevista ao site BaixaCultura, parceiro juntamente com Casa de Cultura Mário Quintana do Cineclube CCD, o diretor Kirby Ferguson diz que fez o filme para ”mostrar como copiar é um elemento de criatividade, e de uma forma ou de outra, todos somos cópias” (Fonte: http://baixacultura.org/2011/03/01/tudo-e-remix-e-vice-versa/). “Tudo é Remix”, foi financiado por financiamento coletivo (crowdfunding) através do site norte-americano “Kickstarter” e está disponível para exibição em streaming no site http://baixacultura.org/2012/05/24/tudo-e-remix-na-integra-e-com-legenda/. A exibição no cineclube vai ser em cópia digital com legendas em português.

A segunda data do Cineclube está marcada para o dia 23 de abril, no mesmo local e horário, com a exibição do filme “Arduíno - o documentário” (http://baixacultura.org/2011/10/28/arduino-o-documentario-do-hardware-livre-leve-e-solto/), documentário de 2011 sobre a placa de hardware livre homônima que está revolucionando a produção caseira de objetos e artefatos digitais.

 

 

Data: 28 de março (quinta-feira)
Hora: 18h30min
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar
Entrada Franca

 

Fonte: CCMQ